Prêmios Institucionais

Compartilhe:

Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia

Para celebrar essa diversidade da cozinha paulistana, a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) criou o troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia, que desde 1997 premia os melhores trabalhos jornalísticos produzidos sobre a gastronomia paulistana.
O prêmio é concedido em dez categorias: reportagens veiculadas em jornal, revista, rádio, TV e internet, foto publicada em jornal, revista ou internet, guia da cidade de São Paulo, programa televisivo especializado, revista especializada (incluindo publicações de sindicatos e associações do setor) e trabalhos de universitários dos cursos de Turismo, Gastronomia, Hotelaria e Jornalismo.
Para concorrer, os trabalhos devem ser enviados a uma comissão julgadora, formada por representantes da Câmara, da Prefeitura e de entidades, sindicatos e associações das áreas de gastronomia e turismo.
O Troféu Gastronomia da CMSP foi criado em 1997, pelo Decreto Legislativo 81/1997, a partir de projeto dos vereadores Aldaíza Sposati, Aurélio Nomura, Miguel Colasuonno, Antonio Goulart e Mohamad Said Mourad. Cinco anos depois, a norma foi atualizada pelo Decreto Legislativo 16/2002, de autoria da Comissão Extraordinária Permanente de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia.
A premiação surgiu após uma ação da Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), que, em parceria com a Câmara, criou para a cidade de São Paulo o título de Capital Mundial da Gastronomia. Em 1995, a Associação e a CMSP criaram um grupo de trabalho para decidir as estratégias para dar o título ao Município.
A partir daí, a Abresi montou uma comissão formada por representantes oficiais de 40 países e 10 entidades internacionais, que estudaram as cozinhas representadas em suas respectivas capitais. O trabalho da comissão apontou que as cozinhas de 43 países estavam representadas na cidade de São Paulo – hoje são 51. Durante um congresso da Abresi, em 1997, a comissão outorgou o título a São Paulo e também às cidades de Nova York, Tóquio, Roma, Madri, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires, além de Paris, como hors-concours. De todas as homenageadas, segundo a entidade, São Paulo é a cidade que possui o maior número de cozinhas internacionais representadas.