Washington Luís
Primeiro ex-vereador que se tornou presidente do Brasil, Washington Luís Pereira de Souza nasceu em Macaé (RJ) em 1870. Formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo e foi ser advogado em Batatais (SP), onde foi eleito vereador e prefeito.
Washington Luís também foi vereador em São Paulo e prefeito da capital, o primeiro a ser eleito diretamente, e deputado estadual. Depois ele foi presidente (governador) do Estado de São Paulo e presidente do Brasil até 1930, quando foi deposto, preso e exilado.
Além de político, Washington Luís foi historiador. Escreveu o livro A Capitania de São Paulo e criou o Museu Republicano Convenção de Itu, quando era governador. Durante sua gestão como prefeito de São Paulo, contratou o taquígrafo Manuel Alves de Souza para decifrar as atas da Câmara Municipal de 1555 a 1826. Foi também membro da Academia Paulista de Letras e do Instituto Histórico e Arqueológico de São Paulo. Morreu na capital paulista em 1957. (Veja mais informações sobre Washington Luís na Revista Apartes)
O pintor do quadro, Antonio Rocco, nasceu na Itália em 1880, onde estudou no Instituto de Belas Artes de Nápoles e participou da Bienal de Turim. Veio para o Brasil, em 1913, e se estabeleceu em São Paulo. Em 1918, fundou a Escola Novíssima, com Nicolo Petrilli e A. Sironi, com cursos destinados à educação profissionalizante e ao ensino público feminino.
Segundo a Enciclopédia Itaú Cultural, Rocco formou-se na escola napolitana de paisagem, caracterizada pela pintura ao ar livre, preocupada com a representação da luz natural. No Brasil o artista logo conseguiu uma boa inserção no meio paulistano. Inicialmente, sua reputação se constrói com a pintura de temática social. Mas depois o artista se dedicou, quase que exclusivamente, a pinturas de paisagens, cenas domésticas e retratos.
Antonio Rocco morreu em São Paulo em 1944.