Ubirajara de Farias Prestes Filho e Rodrigo Garcia O Legislativo Paulistano permanece em funcionamento ininterrupto desde 1948, quando começou nova contagem das legislaturas. Na ocasião, havia 45 vagas para a vereança. Com o aumento do número de eleitores, a Câmara Municipal de São Paulo tornou-se um grande canal para as reivindicações dos bairros por infraestrutura, […]
Leia mais...
Integrante do grupo da Semana de Arte Moderna de 1922, precursor da crítica cinematográfica no jornalismo do País e compositor parceiro de Villa-Lobos, Guilherme de Almeida foi um artista completo. Para relembrar a importância do escritor, a CMSP criou em 2015 a honraria Colar Guilherme de Almeida – O poeta de São Paulo e da […]
Leia mais...
A Revolução de 30 pôs fim à República Velha, iniciada em 1889, e deu início a um processo que desembocaria num outro Brasil, industrializado, com voto secreto, inclusão das mulheres na política, Justiça Eleitoral, partidos nacionais e possibilidade real de alternância no poder. E, de todos os episódios da história brasileira, foi o que mais […]
Leia mais...
Epidemia mais letal da história, a gripe espanhola de 1918 matou 1% da população paulistana em 66 dias. Não houve vacina ou qualquer outra descoberta da ciência que desse conta do vírus. Confira a reportagem completa no site da revista Apartes, clicando aqui.
Leia mais...
Projetado e construído pelo escritório Ramos de Azevedo, o Theatro Municipal inseriu São Paulo na rota cultural do País. Matéria completa na revista Apartes.
Leia mais...
Após Estado Novo, a Primeira Legislatura (1948-1951) reforça papel dos vereadores como porta-vozes dos paulistanos. Matéria completa na revista Apartes.
Leia mais...
Em 5 de abril de 1990 foi promulgada a Lei Orgânica Municipal, a Constituição da cidade, que determinou formas para aproximar os paulistanos do poder público (como a criação das Subprefeituras) e tornar o Município mais democrático. Matéria completa na revista Apartes.
Leia mais...
Dona de uma história cheia de reviravoltas, bifurcações e interrupções, a Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo completa, em 2019, 100 anos como unidade da CMSP. Em 30 de outubro de 1919, os vereadores aprovaram a lei 2.239 (orçamento do Município), definindo que a biblioteca do poder municipal ficaria a cargo da Câmara, e […]
Leia mais...
Na Ladeira da Memória estão o primeiro monumento da cidade e um painel de azulejo projetado pelo criador do brasão paulistano.
Leia mais...
Em 1897, o conflito de Canudos, no sertão baiano, fez a Câmara Municipal alterar os nomes de seis ruas do centro de São Paulo para homenagear “patriotas e heroicos soldados”. Muitos não eram tão heroicos assim.
Leia mais...