Casa da Mulher Brasileira oferece acolhimento às vítimas de violência

Por Kamila Marinho | 21/08/2020

A Casa da Mulher Brasileira foi criada para funcionar como um centro de apoio e esperança às vítimas de violência doméstica. A Casa inova o atendimento às mulheres por integrar diversos serviços especializados. Em um único espaço, é possível encontrar acolhimento especial em um ambiente confortável, acolhedor e seguro. A vítima, em situação de violência, recebe apoio psicológico e assistencial, com o amparo necessário para a sua segurança e bem-estar.

Em São Paulo, a sede foi inaugurada em novembro de 2019. Localizada no bairro do Cambuci, região central da capital, a Casa da Mulher Brasileira funciona 24 horas por dia, prestando serviços humanizados para mulheres vulneráveis. A unidade é a primeira no Estado e a sétima no país.

Equipe Multidisciplinar

São diversos serviços em uma só localidade:

* Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), com ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica;
*Ministério Público, com atuação na ação penal dos crimes de violência;
*Defensoria Pública, com orientação às mulheres sobre seus direitos e assistência jurídica;
*Tribunal de Justiça, responsável pelos processos, julgamentos e execução das causas relacionadas à violência;
*Destacamento do programa Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Metropolitana, para proteger as vítimas;
*Alojamento de acolhimento provisório para os casos de iminência de morte.

Sob a responsabilidade da SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) a Casa da Mulher Brasileira conta com recursos federais para a sua implementação e faz parte de um dos eixos do programa “Mulher Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com apoio do Governo Estadual e parceiros empresariais.

Serviço:
Casa da Mulher Brasileira
Endereço: Rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci
Horário de Atendimento: 24 horas
Telefone: 3275-8000

Fontes: Governo Federal, Governo SP e Prefeitura SP

Voltar ao Blog