Plenário
1º de maio

Esta sala fica localizada no 1º andar do Palácio Anchieta e tem capacidade máxima para 54 pessoas, mas é possível adicionar 80 cadeiras nas laterais.

Site Câmara de São Paulo Instagram Facebook X TV Câmara São Paulo Câmara Municipal de São Paulo Flickr Podcast Soundcloud Linkedin TV Digital 8.3 Ao Vivo Boletim Semanal

Sobre o Plenário
1º de Maio

Plenário Câmara Municipal de são Paulo 2021 – Foto: Richard Lourenço

Com uma galeria suspensa em formato semi arena, o espaço permite que os cidadãos possam presenciar os debates e as votações de projetos que acontecem nas Sessões Plenárias da Câmara Municipal de São Paulo.Ao todo, a galeria comporta até 185 pessoas.

Além das Sessões em que os 55 vereadores participam, o Plenário também é usado para a realização de reuniões de CPIs, Comissões, Audiências Públicas, Sessões Solenes, entre outras atividades.

O crucifixo, que pode ser visto na parede ao fundo do Plenário, foi feito pelo escultor Alfredo Oliani e entronizado por Dom Agnelo Rossi, então cardeal da cidade de São Paulo em 8 de setembro de 1969, dia seguinte da inauguração oficial do Palácio Anchieta.

1º de maio

Antigamente, o Plenário 1º de Maio era chamado de 31 de Março em referência à data que aconteceu o golpe militar em 1964. Foi então que, em 1983, o Plenário teve seu nome alterado para 1º de Maio, em homenagem ao Dia do Trabalho.

A resolução que rebatizou o espaço foi proposta pela então vereadora Luiza Erundina, para destacar a luta dos trabalhadores em prol da construção de uma sociedade onde não existam privilégios.

Plenário Câmara Municipal de são Paulo 2021 – Foto: Richard Lourenço