A história da Rede Câmara SP começa em 10 de abril de 1997, quando a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a Resolução nº 05/1997, que criava a TV CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO e, assim, instituía o serviço de TV legislativa em nossa cidade.
A Resolução da Câmara Paulistana acompanhou o movimento do Governo Federal, à época, que havia promulgado, em 1995, a Lei do Cabo, instrumento legal que, entre outras previsões, previa a reserva de canal legislativo às Câmaras Municipais, voltado para a documentação dos trabalhos parlamentares, especialmente a transmissão ao vivo das sessões.
Com o passar do tempo, o desenvolvimento e acesso à tecnologia, as novas previsões legais e o avanço das melhores práticas em transparência no Brasil transformaram a Comunicação Pública. No que se refere a proposta de conteúdo, entendeu-se que as emissoras públicas passaram a ter novas obrigações e perspectivas, como fomentar a informação cidadã, maior participação popular e controle social. Do ponto de vista tecnológico, as novas possibilidades, como a ampliação crescente do acesso à internet, advento das redes sociais e novas plataformas digitais, abrindo possibilidades de interação com a sociedade, ampliaram as obrigações de presença das emissoras, que passam a não estar somente na TV aberta, e rádios, como também projetam sua presença no ambiente digital.
A Câmara Municipal de São Paulo, por meio da TV Câmara e outras unidades da Câmara, marcou presença nesses ambientes, na busca pelo cumprimento de sua missão institucional de informar e dar transparência aos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal.
Em 2020, o então Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Eduardo Tuma, determinou novas diretrizes para o trabalho da Comunicação da Câmara, dando maior destaque às redes sociais e batizando a Unidade responsável pela TV e redes sociais oficiais da Casa, de REDE CÂMARA SP.
O novo nome traria consigo um novo conceito de Comunicação para a Casa, se apresentando como uma hub de conteúdo multiplataforma que integra TV, Portal de notícias no site da Câmara e redes sociais oficiais. Essa nova visão mostrou, já em curto prazo, uma maior eficiência de recursos, otimizando conteúdos e unificando linguagem e identidade visual.
A Pandemia foi um desafio para todas as Organizações. Em um momento em que a população demandava por soluções do poder público, a Câmara não se omitiu e a Rede Câmara SP, teve um papel importante na manutenção dos canais de comunicação da população com o poder público municipal. As diversas áreas técnicas e da Comunicação da Câmara trabalharam juntas para viabilizar novas formas de participação popular, como as audiências públicas virtuais e inscrições e participação via hotsite, que se sedimentaram como um processo de trabalho da Instituição.
Os desafios impostos pela emergência sanitária impulsionaram a buscar novas formas de trabalho, relacionamento e alcance da população paulistana e possibilitou uma maior presença da Equipe da Rede Câmara SP na estrutura organizacional da Câmara.
A Rede Câmara SP evidenciou seu papel como uma solução para as demais áreas da Casa.
Em 2022, a Rede Câmara SP completou 25 anos, e nesse contexto fomos agraciados com a honraria de Salva de Prata, pelo então Presidente, Vereador Milton Leite. O Projeto de Decreto Legislativo apresentado pelo proponente trouxe, em sua justificativa, um “reconhecimento e homenagem pelos 25 anos de serviços prestados à cidade de São Paulo” e tendo como resultado do trabalho da Rede Câmara SP a “ampliação da cidadania e o fortalecimento da democracia na capital paulista”. Destacou ainda, os esforços e resultados da equipe durante a Pandemia de COVID-19: “o hotsite dedicado a trazer as atualizações sobre a Covid-19 teve mais de 2,6 milhões de visualizações e obteve chancela do Google e Facebook como fonte confiável de informação na pandemia.”.
A justificativa se encerra com um reconhecimento, não somente da equipe da Rede Câmara SP, mas se estendendo a todos que buscam pelo fortalecimento da democracia: “Pelo trabalho realizado, homenagear a Rede Câmara São Paulo pelos seus 25 anos de atuação é mais que celebrar um Jubileu de Prata. É reconhecer e valorizar também todos aqueles que trabalham pela construção da democracia em nossa cidade.”.
“A TV Câmara São Paulo, o Portal da Câmara, a Web Rádio Câmara São Paulo e as Redes Sociais e afins se tornaram uma única plataforma de conteúdo – a Rede Câmara São Paulo – em celebração aos 25 anos de existência do canal de TV, o primeiro de um legislativo municipal no país. Na ocasião, houve uma ampla reformulação em sua linha editorial, identidade visual, recursos e equipamentos. Nesse âmbito, as instalações dos estúdios de TV foram reformadas e modernizadas. Para celebrar e marcar esse importante momento da história da comunicação legislativa paulistana, se propõe nomear o estúdio como ‘Estúdio Vladimir Herzog’. Homenagear um dos símbolos da luta pela liberdade de imprensa no país traz a mensagem de como a comunicação legislativa paulistana pretende ser: instrumento de fortalecimento da democracia na cidade de São Paulo.” Justificativa da Resolução nº 01, de 1º de março de 2023, de iniciativa do Vereador Milton Leite.