A SRA. PRESIDENTE (Soninha Francine - PPS) - Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. A presente sessão solene destina-se à entrega do 20º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, instituído pelos Decretos Legislativos 81, de 1997, e 16, de 2002. Uma iniciativa da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo.
Este troféu tem o objetivo de premiar os melhores trabalhos jornalísticos sobre a gastronomia paulistana, veículos na mídia especializada, além de trabalhos acadêmicos sobre o tema.
Passo a palavra a Sra. Cecilia de Arruda, Chefe do Cerimonial do Palácio Anchieta, para a condução dos trabalhos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA - Senhoras, senhores, autoridades, sejam bem-vindos à Câmara Municipal de São Paulo.
Informamos que esta Sessão estará sendo gravada pela TV Câmara São Paulo para exibição nos canais a cabo 07 da Net e 61.4 aberto digital.
Para compor a Mesa, convidamos os Srs. Wilson Luiz Pinto, Presidente da Sindresbar – Sindicato Hotéis Restaurantes Bares Similares São Paulo; Eduardo Colturato, Presidente do Comtur, Conselho Municipal de Turismo; Carlos Alberto Parente, Diretor de Marketing e Vendas da São Paulo Turismo; Evany Sessa, Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Eugênio Cantero, representante do Presidente da ARJOB – Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo; Antonio Carlos Cimino, Presidente do Jornal da Zona Leste; Virgílio Carvalho, Conselheiro do Contur, representando neste ato, a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, Abresi; Luiz Maggio, Diretor da Abrajet, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo.
Convidamos todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do maestro Valdir Filho.
- Execução do Hino Nacional Brasileiro.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Registramos e agradecemos a presença dos Srs. representantes dos Vereadores que participaram da Comissão Julgadora do 20º Troféu da Gastronomia, Jorge do Carmo, Jéssica Coelho Barguete e Fábio Cleiton Alves dos Reis, representando o nobre Vereador Senival Moura; Vitor Hugo Bacheta, representando o nobre Vereador Adilson Amadeu; João Batista de Souza, representando o nobre Vereador Natalini; Ronaldo Lino, representando o nobre Vereador João Jorge; Regina Persoli, representando o nobre Vereador Ricardo Teixeira; Tellé Cardim, Diretora do Sindicato dos Jornalistas; Sebastião Antunes Duarte, Diretor Tesoureiro da Confederação Nacional do Turismo; Nilda Luz, Diretora Cultural da Abresi; Eduardo Daher, Presidente da Confraria de Gastronomia Árabe e Fernando Mauro Trezza, Presidente do Conselho TV Aberta. (Palmas)
Recebemos diversas mensagens cumprimentando-nos pelo evento, dentre as quais destacamos as dos Srs. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo; Márcio França, Vice- Governador do Estado de São Paulo; João Doria, Prefeito da Cidade de São Paulo; Deputado Cauê Macriz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Vereador Milton Leite, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Desembargador Wilson Fernandes, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Silvio Hiroshi Oyama, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Cel PM Helena dos Santos Reis, Secretária-Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil; Lourival Gomes, Secretário de Estado da Administração Penitenciária; Hélcio Tokeshi, Secretário de Estado da Fazenda; Marcos Monteiro, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão; Davi Uip, Secretário de Estado da Saúde; Prof. José Renato Nalini, Secretário de Estado de Educação; Rodrigo Garcia, Secretário de Estado da Habitação; Deputado Floriano Pesaro, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social; Clodoaldo Pelissioni, Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos; Linamara Rizzo Batistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Edmur Mesquita, Subsecretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; José Correia de Arruda Neto, Procurador-Geral de Justiça em exercício; Anderson Pomini, Secretário Municipal da Justiça; Jorge Damião, Secretário Municipal de Esportes e Lazer; Daniel Annenberg, Secretário de Estado de Inovação e Tecnologia; Eloisa de Sousa Arruda, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Fábio Souza Santos, Secretário Municipal Especial de Comunicação e dos Vereadores Atílio Francisco, Aurélio Nomura, Celso Jatene, Claudio Fonseca, Claudinho de Souza, David Soares, Edir Sales, Gilson Barreto, Isac Felix, Jair Tatto, José Police Neto, Mario Covas Neto, Noemi Nonato, Paulo Frange, Sandra Tadeu, Souza Santos e Toninho Paiva.
São Paulo conquistou o título de Capital Mundial da Gastronomia após pesquisa referendada pelos Consulados dos países cujas capitais já o detinham.
A partir do referendo do Título, a Câmara Municipal de São Paulo criou através do decreto 81, de 1997, o Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia.
Com o objetivo de divulgar a gastronomia paulistana, este prêmio é concedido anualmente, através de concurso, pelo Poder Legislativo Paulistano, aos autores das melhores reportagens, da melhor foto, melhor trabalho estudantil sobre gastronomia no Município de São Paulo, além do melhor guia, melhor programa de TV e da melhor revista de gastronomia; através das diversas mídias disponíveis na Cidade.
Convidamos para o seu pronunciamento a Sra. Evany Sessa, Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
A SRA. EVANY SESSA – Boa noite a todos. Boa noite à Mesa e a todos os convidados, o Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo completou este ano 80 anos de existência, palco de muitas vitórias e há 20 anos faz parte do Prêmio da Gastronomia. Cada ano que passa o Prêmio está muito mais difícil de julgar devido ao profissionalismo.
O Prêmio é muito bom, maravilhoso, fui bastante imparcial e espero que vocês fiquem felizes com isso. E não deixem de se inscrever, competir porque isso é muito importante para a nossa cidade.
Muito obrigada. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Antonio Carlos Cimino.
O SR. ANTONIO CARLOS CIMINO – Boa noite a todos, Soninha Francine, na pessoa de quem saúdo os demais integrantes da Mesa; organizadores deste evento; Paulo Ildefonso de Paula, na pessoa de quem saúdo os membros da comissão organizadora.
Faço parte da comissão organizadora há 20 anos, desde a primeira premiação, o que me dá uma satisfação enorme em ver o crescimento das matérias e reportagens, seja em jornais, revistas, rádio ou televisão. Isso me dá um prazer enorme, duplo, porque ao ler essas matérias que são muito interessantes dá vontade de conhecer a casa que está citada.
Parabenizo todos os jornalistas pela iniciativa e coragem de participar desse excelente prêmio que só engrandece o turismo e a cidade de São Paulo. E quando participam deste evento têm a esperança de ganhar. A esperança do verbo esperançar, não do verbo esperar.
Parabenizo a todos e tenho certeza de que os trabalhos premiados foram os melhores da Cidade e com isso todos nós temos São Paulo mais divulgada, mais promovida. Também faz com que todas as casas acabem tendo uma competição muito forte e isso só engrandece a gastronomia de São Paulo. Parabéns a todos.
Muito obrigado. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Virgílio Carvalho, Conselheiro da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo.
O SR. VIRGÍLIO CARVALHO – Boa noite a todos, na pessoa da nossa sempre Vereadora Soninha cumprimento toda a Mesa que já foi anunciada.
Quero só fazer um histórico rápido porque às vezes chegamos ao 20º e esquecemos como foi o primeiro ou como foi antes dele. Então, quando meia dúzia de loucos resolveu chamar São Paulo de Capital Mundial da Gastronomia, eu era um deles junto com o Dr. Nelson, com o Wilson ainda menino que vinha acompanhar esse assunto na Câmara. Fomos mais longe, até antes de poder haver um concurso, a Dona Nilda Luz nos ajudou a fazer os primeiros livros que falavam da importância desta capital mundial da gastronomia que é São Paulo, com suas mais de 44 nações representadas em sua gastronomia. E era ainda um tempo em que comer fora de casa era para matar a fome e os chefes de cozinha eram só cozinheiros. E os profissionais de sala eram só cumins e garçons.
A representação e a importância dessa atividade, a gastronomia, é maior do que muitas áreas da cultura desta cidade que também são importantes. A gastronomia hoje atrai quase 10% da ocupação hoteleira dos fins de semana, além de todos os paulistanos que vão conhecer a comida da Coreia, do Vietnã, a francesa e assim por diante.
Há 30 anos, quando o Dr. Nelson de Abreu Pinto e essa meia dúzia de bandeirantes resolveram valorizar São Paulo, todos nos diziam o seguinte: que pretensão a de vocês querer comparar São Paulo a Paris ou a Nova Iorque. Não queremos comparar até porque temos uma opinião sobre isso. É muito pessoal e acredito em todos aqueles profissionais que escrevem diariamente sobre a gastronomia de São Paulo e muitos daqueles que aprendem e hoje dedicam sua vida à formação profissional para a área de gastronomia no sentido amplo, sala, cozinha e principalmente a área de vinhos.
Então, para aqueles mais jovens que estão aqui, quero só lembrar que já fomos taxados como loucos ou como alguém muito pretensioso que queria fazer de São Paulo a capital mundial da gastronomia.
Hoje, estamos comemorando os 20 anos - é menos tempo do que a capital mundial da gastronomia - e já temos todas essas publicações e muitas que foram feitas pelo nosso Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, da Cidade e do Estado, mostrando essa importância enquanto economia criativa, que não é mais aquela que só gera empresas, emprego e renda, mas que dá oportunidade a muitos daqueles imigrantes portugueses como eu, que tive a oportunidade de desenvolver essa área na nossa cidade e no nosso Estado. Temos não só os que vieram de fora do Brasil, mas de todo Brasil e que se transformaram de trabalhadores em empresários da área.
Então, tenho certeza que vocês que escreveram e documentaram os últimos 20 anos terão, pelo menos, mais 100 anos para fazer isso e com o sucesso de uma Cidade que é a capital mundial da gastronomia. Parabéns aos futuros vencedores e todos aqueles que acreditaram que éramos e somos capazes de ser uma referência hoje na gastronomia mundial.
Muito obrigado. (Palmas).
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Luiz Maggio, Diretor da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo.
O SR. LUIZ MAGGIO – Boa noite, senhoras e senhores, componentes da Mesa, sou um jornalista especializado em turismo e represento aqui a Abrajet, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
Nossa Presidente, Miriam Petrone, transmite um abraço, impossibilitada de estar presente por participar de um Fórum Ibero-Americano. Hoje, temos a grata satisfação de conhecer os melhores trabalhos realizados dentro do prêmio São Paulo - Capital Mundial da Gastronomia.
Isso é muito importante para nós que trabalhamos com o jornalismo especializado em turismo, porque nos cabe divulgar e difundir os destinos de São Paulo para receber bem o hóspede. Então, cada vez mais, há um número maior de participantes e isso muito nos alegra. Desejo a todos boa sorte e continuem perseverando nos trabalhos. Se não foi desta vez, será na próxima. São 20 anos e serão 21, 30 anos e vamos para frente.
Muito obrigado. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Carlos Alberto Parente.
O SR. CARLOS ALBERTO PARENTE – Boa noite a todos. Boa noite, Vereadora Soninha Francine e toda a Mesa. Na SPTuris, temos um observatório do turismo que faz sistematicamente várias pesquisas sobre o turista em São Paulo. E é sistemático o crescimento nos últimos tempos das pessoas que vêm a São Paulo, do interior, de outras capitais e de outros países com o objetivo claro da gastronomia.
Então, São Paulo é realmente a Capital Mundial da Gastronomia e quanto a isso não temos a menor dúvida. Agora, como isso reverbera no Brasil e no mundo? Por causa de vocês. Realmente a imprensa especializada tem nos ajudado sobremaneira a aumentar isso, a reverberar essa capital mundial da gastronomia. E cada vez mais teremos melhores e mais turistas em São Paulo graças a vocês, premiados ou não. Parabéns a todos.
Muito obrigado. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos para o seu pronunciamento o Sr. Eduardo Colturato.
O SR. EDUARDO COLTURATO – Boa noite a todos. Saúdo a Presidente desta sessão, Vereadora Soninha, em nome de quem parabenizo esta Casa por ter criado um projeto dessa dimensão e envergadura. Num país que tem pouca memória, um prêmio que completa 20 anos já é um sucesso.
Não preciso falar muito da importância da gastronomia para o turismo de São Paulo; todos vocês vivem isso e sabem disso. Como o Carlos Alberto acaba de falar, hoje temos um fluxo enorme de turistas, principalmente do interior que vêm a São Paulo nos fins de semana para usufruir de toda a culinária que temos na Cidade. Para o nosso turismo, muito focado em eventos, também nossa gastronomia é fundamental. A permanência de turistas e viajantes está muito ligada à enorme variada de possibilidades gastronômicas de todos os países.
Porém, nada disso valeria se não fosse repercutido, e esse é um papel que vocês exercem muito bem: transmitir a informação, a comunicação e a vontade de ficar e conhecer.
Parabenizo todos os vencedores assim como os que não venceram nesta oportunidade, mas que participaram, o que é muito importante. Obrigado. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos, para seu pronunciamento, o Sr. Wilson Luiz Pinto.
O SR. WILSON LUIZ PINTO – Boa noite a todos. Vereadora Soninha Francine, obrigada pela presença na presidência desta Mesa, na figura de quem saúdo todos os Vereadores e autoridades da Mesa.
Como o Virgílio falou, há 20 anos iniciamos essa batalha para tornar São Paulo a Capital Mundial da Gastronomia. Todos nos chamavam de loucos, mas, com o apoio da Câmara Municipal, fizemos esse projeto apoiado pelos cônsules de todos os países. E São Paulo, na época, foi eleita a campeã e a Capital Mundial da Gastronomia. E por quê? Porque 44 nações, naquela época, estavam representadas aqui em São Paulo. Isso é algo impressionante, pois Buenos Aires contava com 18 e Paris, com 30. Chegamos ao máximo de representação: 44 nações. Hoje, contamos com 53 nações com suas culinárias representadas. É algo muito grande e que a nós, que trabalhamos na área da gastronomia, e a vocês confere muito orgulho.
Temos muito orgulho disso, porque São Paulo é uma máquina; nasceu para conduzir, não para ser conduzida. O Paulo não poupa esforços para fazer este evento todo ano. Assim, é justa esta homenagem de hoje, que constitui a 20ª edição do Prêmio.
Em breve, todos saberão os nomes dos vencedores da premiação. Desejo muita força e muita coragem para o próximo ano, quando estaremos participando da 21ª edição do Prêmio, e também para os anos vindouros. Vamos em frente fazer com que cheguemos a 56 nações representadas, esta é a nossa meta para 2018, pois vários países africanos estão começando a ter sua culinária representada aqui. Então, vamos pensar um pouquinho na revitalização do centro da Cidade para mostrar ao mundo o que é o Brasil e o que é São Paulo.
Muito obrigado a todos. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos, para seu pronunciamento, a Presidente da sessão solene, a jornalista Vereadora Soninha Francine.
A SRA. PRESIDENTE (Soninha Francine – PPS) – Boa noite a todos. Farei um brevíssimo retrospecto, um pouco do qual já foi feito aqui por um dos autores desse prêmio São Paulo Capital Mundial da Gastronomia.
O prêmio foi instituído em 1997 pelos Vereadores Aurélio Nomura, Aldaíza Sposati, Miguel Colassuono, Antonio Goulart e Mohamed Said Mourad. O decreto que regulamenta o prêmio foi atualizado em 2002. Mas nem em 1997, nem em 2002, falava-se em outras mídias, mídias eletrônicas. Até 2002, ocasião da última atualização do regulamento, falava-se apenas em jornal, revista, tevê e rádio. Agora, temos de colocar o adendo “qualquer mídia”, porque daqui a pouco criaremos uma categoria como “texto compartilhado no Whatsapp” ou “fotos publicadas no Instagram”. Aliás, as fotos de comida no Instagram são um clássico.
Um tempo atrás, eu estava relendo um livro que talvez vocês conheçam, o Viaje na Viagem, de Ricardo Freire. E nas muitas recomendações que ele faz, do tipo “Como escolher o seu destino”, ele diz: “Se você tem crianças, prefira um lugar assim”, “Se você gosta de compras...” etc.. Uma das dicas que ele dá é a seguinte: pesquise a culinária local. Se você não gosta da comida daquele lugar, é melhor não ir. Porque, se você pensa que vai encontrar outros tipos de comida bons, diferente da comida local como você costuma encontrar, por exemplo, em São Paulo, esqueça.
Então, é o que a gente já sabe, mas dito de outra forma. Eu amo a cidade de São Paulo. Podemos fazer todas as críticas a ela, inclusive em relação à área de alimentação. Vejo aqui o representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e, entre os inscritos, há uma matéria falando sobre desertos alimentares em São Paulo. Então, São Paulo tem problemas, mas não falem mal de São Paulo para mim. Eu posso até criticar, mas amo esta cidade por tudo o que tem de misturado. Normalmente, os países se orgulham daquilo que eles exportam. Eu me orgulho de São Paulo por tudo o que a gente importou, misturou e mexeu. Temos um grande sushiman que é cearense. Temos os pastéis feitos por japoneses nas feiras. Outro dia, meu marido me perguntou: “Por que a barraca de pastéis é de japoneses?” Não sei, mas a gente consagrou o nosso pastel de queijo, e o melhor da Cidade é de uma barraca de uma feira livre. Pode gourmetizar o pastel, mas isso não tira o gosto de pastel de queijo autêntico de uma feira livre.
Eu gosto muito dessa nossa variedade. A gastronomia é um dos orgulhos dos paulistanos, mesmo para aqueles que não gostam muito de São Paulo. As nossas grandes paisagens são aquelas construídas pelas mãos de mulheres e homens. Não temos Pão de Açúcar, mas temos grandes obras de arte e arquitetônicas, e até nossos parques construídos têm lá sua beleza. E essas criações de mãos humanas da gastronomia também fazem parte das nossas belas paisagens.
Para quem, por alguma ou por muitas razões, não costuma sair para comer – o que, durante muitos momentos da minha vida, foi a regra, ou porque eu tinha filhas pequenas, ou porque eu não tinha dinheiro, ou pelas duas coisas -, cada vez mais comemos com os olhos. A gente lê, escuta, aprende, compartilha e admira, mesmo que não possa desfrutar daquilo com a finalidade original, e vocês todos fazem parte disso. Além de todos os prazeres de quem realmente pode desfrutar deles, a gente que por alguma razão não pôde, está ali consumindo, pois até o catálogo do próprio prêmio é coisa para se levar para casa e consultar de vez em quando.
Sejam todos novamente muito bem-vindos. Espero que vocês se sintam em casa na Câmara Municipal de São Paulo. Muito obrigada. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Chegamos ao grande momento. Faremos a entrega das placas de homenagem e Salva de Prata aos finalistas do 20º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia – Edição Comemorativa.
Informamos que a Comissão Julgadora deliberou, em algumas categorias, a entrega de menções honrosas, que passaremos a anunciar.
Convidamos todos os integrantes da Mesa principal para que se coloquem à frente e ao centro do salão para nos ajudar nas entregas.
Começaremos com as menções honrosas em todas as categorias.
Primeira categoria. Reportagem publicada em revista. Convidamos, para receber a menção honrosa, Comida de Raiz, de Cintia Marcucci, neste ato representada por Mariana Proença, da Revista Espresso – Café, Gastronomia e Viver Bem.
- Entrega da homenagem a Sra. Mariana Proença, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Categoria Reportagem publicada em revista. Convidamos, para receber a menção honrosa, Perfil do chef Masanobu Haraguchi, de Jo Takahashi, da Revista Hashitag.
- Entrega da homenagem ao Sr. Jo Takahashi, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Categoria Reportagem escrita na internet. Convidamos, para receber a menção honrosa, Hambúrguer com muuuuita maionese, de Lúcia Helena de Camargo, do Blog Menu da Lú, em 27/08/2017.
- Entrega da homenagem a Sra. Lúcia Helena de Camargo, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Categoria Reportagem escrita na internet. Convidamos, para receber a menção honrosa, Desertos Alimentares, de Guilherme Petro, da UOL TAB em 14/05/2017.
- Entrega da homenagem ao Sr. Guilherme Petro, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Categoria Reportagem escrita na internet. Convidamos, para receber a menção honrosa, 10 lugares em SP que todo apaixonado por café deveria ir pelo menos uma vez na vida, de Marina Monteiro Marques, do Guia da Semana.
Faremos chegar a ela o prêmio que recebeu.
A próxima menção honrosa, de foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica. Comer e Celebrar, de Mauro Holanda, Go Where Gastronomia, edição 97.
- Entrega de menção honrosa ao Sr. Mauro Holanda, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Menção honrosa de foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica. Oriental Contemporâneo, de Juliana Bruder, no www.olharturistico.com.br
- Entrega de menção honrosa a Sra. Juliana Bruder, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Menção honrosa na categoria guia impresso ou eletrônico. Primeira menção honrosa desta noite: “Coma-me”. Cuidado com a origem dos alimentos; amplia a presença de orgânicos em restaurantes e feiras. Descubra aonde comer, comprar e plantar, de Marina Conciglio, no Guia da Folha, da Folha de S.Paulo.
- Entrega de menção honrosa a Sra. Marina Conciglio, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Menção honrosa de guia impresso ou eletrônico. Prato Firmeza – Guia Gastronômico das quebradas de São Paulo, Escola de Jornalismo – Énois Inteligência Jovem, de Alexandre Ribeiro, André Luiz, Béa Lima, Guilherme de Sousa, Isis Naomi, Marcela de Paulo, Nayara Lays, Steph Minucci, Vinícius Cordeiro e Yuri Ferreira.
- Entrega de menção honrosa, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Temos mais uma menção honrosa do guia impresso ou eletrônico. Comer e Beber, Cesar Augusto de Araújo, do Guia Onde.
- Entrega de menção honrosa ao Sr. Cesar Augusto de Araújo, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Menção honrosa na categoria revista de gastronomia de São Paulo. A vez do hot dog, da Revista Menu, edição 221, de setembro de 2017.
- Entrega de menção honrosa à Revista Menu, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Menção honrosa de revista de gastronomia de São Paulo. Lámen com Tucupi, da Editora JBC, Revista Hashitag.
- Entrega de menção honrosa à Editora JBC, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Próxima menção honrosa é do trabalho acadêmico sobre gastronomia na Cidade. Mapeamento dos Restaurantes Étnicos na Cidade de São Paulo. Orientadora: Profª Camila de Meirelles Landi, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Adna Caetano da Silva, Andrea Juliana Ortiz Jerez, Camila Chang, Carlo Felice Del Chiaro Ribeiro, Caroline Alecia Rocha de Oliveira, Daniela Cristina dos Santos Ferreira, Douglas Luiz Camargo Roveran, Emidia Haidee Fricke Siqueira, Giulia Ligabo Palma, João Victor Lapinha Flamínio, Luisa Andrade de Caro Santos, Maria Veronica do Nascimento Cirino, Rita Maria de Cássia de Melo Teixeira, Shirlei Marcondes da Costa Wagner, Thais de Santis Ribeiro.
- Entrega de menção honrosa, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Temos, também, o trabalho acadêmico: Tendências de consumo das PANC nos ambientes gastronômicos na cidade de São Paulo: A cozinha afetiva e os pratos com ora-pro-nóbis. Orientadora: Profª Beatriz Carvalho Pinto Rampim. Carolina Raquel da Costa Araújo. Grupo Educacional Hotec.
- Entrega de menção honrosa, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Temos mais uma menção honrosa de trabalho acadêmico, sobre gastronomia na Cidade. Merendas Antigas. Mariana Pedroso, Heloisa Person, Filomena Martins, Felipe Veiga, Dirceu Nascimento e Lucineia Estevam. Orientadora: Profª Carolina Raquel da Costa Araújo. Grupo Educacional Hotec.
- Entrega de menção honrosa, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Neste momento, anunciaremos os vencedores do 20º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia.
Cada vencedor receberá a Salva de Prata em reconhecimento público.
Categoria reportagem publicada em jornal. Receba a Salva de Prata: Bauru do Ponto Chic comemora 80 anos, de Germano Augusto. Jornal Classe A de São Paulo, de 16 de fevereiro de 2017.
- Entrega de Salva de Prata ao Sr. Germano Augusto, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Vencedor da categoria reportagem publicada em revista. Receba a Salva de Prata: O lado doce do Japão, de Cintia Oliveira. Revista Menu, edição 2012, de novembro de 2016.
- Entrega de Salva de Prata a Sra. Cintia Oliveira, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Vencedor do Prêmio Troféu da Gastronomia 2017, reportagem difundida em rádio. Universidade 93.7 – Especial Gastronomia em São Paulo, de Alexandre B. do Amaral, Bianca K. H. Baptista, Larissa F. Lopes, Felipe M. B. N. Fabrini, Helena C. Mega, Carolina M. P. Pulice. Rádio USP, 93.7 FM, em 17 e 24 de setembro de 2017.
- Entrega de Salva de Prata, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Vencedor do Troféu da Gastronomia 2017, categoria reportagem difundida por TV: 84 anos do Mercadão de Renata Maron Zecchin. Terraviva, Band Internacional, de 25 de janeiro de 2017, Grupo Bandeirantes de Comunicação.
- Entrega de Salva de Prata a Sra. Renata Maron Zecchin, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Próximo vencedor, categoria reportagem escrita na internet. Gastronomia Brasileira: Fitó aproxima os sabores picantes do Piauí aos Paulistanos, de Gláucia Balbachan. Site Empratado, de 29 de setembro de 2017.
- Entrega de Salva de Prata a Sra. Gláucia Balbachan, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Vencedor da categoria reportagem em vídeo na internet. Programa Giro da Gastronomia - Bar e Lanches Estadão, de Raquel Auzier Ferreira. www.youtube.com/girodagastronomia.
- Entrega de Salva de Prata a Sra. Rachel Auzier Ferreira, sob aplausos.
A SRA. RACHEL AUZIER FERREIRA – Jurados lindos e maravilhosos desta Casa! Muito obrigada. Este aqui já é o sexto. Eu estou muito feliz.
São Paulo é a capital mundial da gastronomia. (Palmas)
Olhem o meu doma. Eu carrego com muita honra. Em todo o estabelecimento que eu entro, falo: “Eu sou do Giro da Gastronomia e São Paulo é a capital mundial da gastronomia, porque a Câmara dos meus queridos Vereadores atestaram isso e eu assino embaixo”.
Agradeço por este prêmio a Deus, em primeiro lugar, porque é Deus que está no comando da minha vida e da vida do nosso programa; ao meu diretor querido; à minha família; ao meu público; aos meus patrocinadores; ao meu querido Presidente da TV Aberta, Fernando Mauro Trezza.
Obrigada. (Palmas)
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Próximo vencedor, categoria foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica. Receba a Salva de Prata: Tacos de Peixe, de Felipe Gabriel. Revista Menu, nº 212, de novembro de 2016.
- Entrega de Salva de Prata ao Sr. Felipe Gabriel, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Vencedor do Troféu da Gastronomia 2017, categoria guia impresso ou eletrônico da Cidade. Receba a sua Salva de Prata: 50 Restaurantes com mais de 50, de Janaina Rueda e Rafael Tonon. Editora Melhoramentos.
- Entrega de Salva de Prata a Sra. Janaina Rueda e ao Sr. Rafael Tonon, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Vencedor do Troféu da Gastronomia 2017, categoria programa de TV especializado em gastronomia. Venha receber a Salva de Prata: Programa Giro da Gastronomia Casa Clô Eventos – Casa do Grande Cantor Jair Rodrigues, de Raquel Auzier Ferreira. www.tvaberta.tv.br.
- Entrega de Salva de Prata a Sra. Raquel Auzier Ferreira, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Ganhador do Troféu 2017 da Gastronomia na categoria revista de gastronomia de São Paulo. Venha receber sua Salva de Prata: Revista Espresso - queijos e cafés, de Mariana Proença; Caio Alonso Fontes; Marcos Racy Haddad; Marcelo Furquim e Giulianna Iannaco. Revista Espresso – Edição 56 – junho/2017.
- Entrega de homenagem, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – O vencedor do Troféu Gastronomia 2017 na categoria trabalho acadêmico sobre a gastronomia na Cidade, receba sua Salva de Prata: São Paulo em bocados, de Patrícia Batista Figueiredo; Orientador: Profº. Eugênio Bucci; Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes.
- Entrega de homenagem a Sra. Patrícia Batista Figueiredo, sob aplausos.
A SRA. CECILIA DE ARRUDA – Convidamos todos que ainda não retiraram seu exemplar da publicação comemorativa dos 20 anos do Troféu da Gastronomia, onde constam todos os escritos e seus endereços eletrônicos, que o façam na saída do Salão Nobre, na nossa recepção.
Para o encerramento oficial da sessão solene anunciamos as palavras da Vereadora Soninha Francine.
O SR. VIRGÍLIO CARVALHO – Antes disso, desculpe-me, Sra. Presidente.
A SRA. PRESIDENTE (Soninha Francine – PPS) – Tem a palavra o Sr. Virgílio Carvalho.
O SR. VIRGÍLIO CARVALHO – A minha formação é exatamente a Escola de Hotelaria, dirigi o Senac, depois a Anhembi-Morumbi e esqueci de agradecer àquele que coordenou todo esse trabalho dos jurados e a apuração, um trabalho exaustivo e dedicado, que é o Paulo de Paula. Costumo sempre dizer-lhe que na verdade os discípulos costumam superar os mestres.
Como foi meu aluno, sinto-me orgulhoso dele, assim como de tantos outros e quero muito parabenizá-lo pelo trabalho e pela realização. Depois que chegamos ao final de 109 trabalhos vistos por mais de 12 pessoas, imaginamos que realmente o resultado tem de ser o mais justo. Parabéns, Paulo e equipe, que colaborou muito nisso.
Obrigado. (Palmas)
A SRA. PRESIDENTE (Soninha Francine – PPS) – Declaro encerrados os nossos trabalhos.