pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Política Municipal de Prevenção da Corrupção é tema de PL na Câmara

Por: DANIEL MONTEIRO  - DA REDAÇÃO 

16 de janeiro de 2019 - 18:00

Para prevenir a prática de atos lesivos ao patrimônio e ao erário públicos, o vereador Jose Police Neto (PSD), em coautoria com outros 20 parlamentares, apresentou o PL (Projeto de Lei) 1/2017, que propõe a criação da Política Municipal de Prevenção da Corrupção. A proposta inclui a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e do Fundo Municipal de Prevenção e Combate à Corrupção.

O PL cria mecanismos para a implantação de uma política de transparência da informação, fortalecimento e qualificação do Controle Social, com garantia da isonomia, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade das ações públicas. Também fundamenta decisões públicas e proposições de legislações e regulamentações que contribuam para a efetivação dos objetivos propostos, com destaque para o aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de controle na gestão do Poder Público Municipal.

De acordo com o Projeto, o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social será um órgão colegiado, permanente e autônomo, de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador da Política Municipal de Prevenção da Corrupção.

O colegiado será formado por 10 representantes da sociedade civil, cinco de entidades de representação da sociedade civil, cinco dos Conselhos Participativos Municipais e outros 10 do Poder Público, além de seus respectivos suplentes.

Já o Fundo Municipal de Transparência e Controle Social, segundo o PL, fica instituído com fontes de recursos a serem aplicados no desenvolvimento de ações que concretizem as diretrizes e os objetivos definidos pela Política Municipal de Prevenção da Corrupção.

Tais recursos serão gerenciados por um Conselho Gestor, formado por cinco pessoas escolhidas entre os membros do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, cuja presidência deverá ser ocupada ou indicada pela Controladoria Geral do Município. As quatro vagas restantes deverão ser ocupadas por representantes da sociedade civil e do governo, de maneira paritária.

Aprovado em primeira votação, o PL segue em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador José Police Neto (PSD). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar