- Home
- /
- Vereadores
- /
- Jussara Basso
Jussara Basso
Vereadora pelo
Jussara Basso é mulher negra, periférica, feminista e mãe. Há mais de 30 anos batalha por direitos dos que mais necessitam e há 10 anos está presente na luta por moradia. Moradora do Jardim Maria Sampaio, na Zona Sul de São Paulo, enfrenta no dia a dia todas as dificuldades da falta de estrutura das áreas esquecidas pelo poder público da cidade.
Começou sua luta política aos 16 anos, a partir das ausências que sentia em seu cotidiano, das dificuldades que ela e sua família enfrentaram durante sua infância e juventude. Autodidata, enveredou no estudo da política buscando compreender as injustiças presentes na sociedade, o funcionamento das engrenagens estatais e suas deficiências. Por meio de suas leituras, reflexões e vivências, passou a compreender a luta social e política como instrumento fundamental de mudança e de garantia de direitos para todos, mas principalmente para os mais carentes.
Em 2012, Jussara Basso engajou-se organicamente no movimento de moradia ao conhecer uma ocupação sem teto e juntar-se a ela, construindo um barraco e compondo a luta. Passou então a compreender melhor a pauta do direito à habitação, sobre o que é a especulação imobiliária, como se dá a distribuição espacial das cidades, a dinâmica entre centro e periferia. Assim, ingressou no Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), no qual militou por 10 anos até, em 2022, desligar-se definitivamente do grupo por discordâncias em relação ao lugar de subordinação no qual mulheres pretas são colocadas diante de uma estrutura comandada por homens brancos.
Como liderança do movimento de moradia, esteve presente em diversos momentos centrais da luta nos últimos 10 anos. Em 2014, durante a votação do Plano Diretor de São Paulo pela Câmara Municipal, coordenou protestos que conseguiram ampliar áreas da cidade destinadas à moradia popular. Em 2016, ao protestar contra o impeachment de Dilma Rousseff e cortes de gastos públicos em programas sociais, foi presa por razões políticas ao não deixar para trás outros companheiros de luta. Em 2020 foi eleita vereadora suplente com mais de 20 mil votos em uma candidatura coletiva, assumindo o cargo individualmente em 2023.
Jussara Basso tem como principal bandeira da sua mandata a luta por moradia, já que a garantia desse direito é a base para que os cidadãos exerçam todos os outros. Além disso, ela trabalha para que outros direitos fundamentais sejam acessados pela população, principalmente a mais vulnerável, como cultura, educação, saúde e segurança. Também combate toda a forma de opressão ao construir uma mandata feminista, antirracista e antifascista.
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Jussara Basso.Últimas notícias relacionadas com a vereadora
Câmara recebe projeto para ampliar centro de tratamento da zona leste; texto deve ser votado em 1° turno nesta quarta
Acessar notíciaInício das audiências para discutir o orçamento de 2025 está entre destaques do Colégio de Líderes
Acessar notíciaInstalação de sensores de movimento em veículos escolares avança na Comissão de Administração Pública
Acessar notíciaFale com a vereadora Jussara Basso
Participe do mandato da vereadora com propostas, sugestões e receba informativos.
Resposta
Fale com sua vereadora
- Ramal: (011) 3396 - 4341 / 3396 - 4398 / 3396 - 4480 / 3396 - 4639 / 3396 - 4654 / 3396 - 4989 / 3396 - 5003/ 3396 - 5103
- FAX: (011) 3396 - 3977
- E-mail: jussarabasso@saopaulo.sp.leg.br
- Endereço para correspondência: Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - CEP 01319-900
- Andar: 3º
- Sala: 304