pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Projetos que combatem o wollying e homenageiam os psicopedagogos avançam na Comissão de Educação

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

15 de maio de 2024 - 17:13
Ana Júlia Cardoso | REDE CÂMARA SP

Em reunião nesta quarta-feira (15/5), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de São Paulo avaliou 21 PLs (Projetos de Lei), sendo que um foi adiado e os outros 20 tiveram parecer aprovado. Entre eles, está o PL (Projeto de Lei) 217/2023, que inclui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia de Conscientização e Combate ao Wollying e Sororidade entre as mulheres, celebrado no dia 17 de abril.

Wollying é o bullying praticado entre mulheres. O termo é a junção das palavras woman, que significa mulher em inglês, e bullying, e pode ser traduzido como o assédio moral praticado de mulheres para mulheres, afetando a autoestima, confiança e a vida delas no geral.

A proposta, de autoria da presidente da Comissão de Educação, vereadora Edir Sales (PSD), visa erradicar o bullying e promover uma maior união entre as mulheres. “Nós, mulheres, sempre falamos que temos que nos unir mais. E, muitas vezes, há esse wollying, que estamos querendo combater entre as mulheres, para que haja uma união maior, para que haja um respeito maior, para parar com essa história da mulher ficar competindo com outras mulheres”, explicou a vereadora.

Psicopedagogia

Outro projeto que avançou na Comissão de Educação foi o PL 92/2024, da vereadora Sandra Santana (MDB), que também inclui no calendário oficial de eventos do município o Dia Municipal do Psicopedagogo. O objetivo da data, que será comemorado no dia 12 de novembro, é reconhecer a atuação desses profissionais na rede de ensino da capital.

“Foi por conta deles [psicopedagogos], por conta da profissão, por conta daquilo que eles exercem, de tudo aquilo que eles fazem em prol da educação não só das crianças, mas dos pais, dos educadores, de todos que trabalham na educação, que o NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem), que está inserido em todas as DREs (Diretorias Regionais de Ensino) da cidade de São Paulo, existe”, justificou a vereadora. “Então, trazer um Projeto de Lei de um dia que homenageia esse profissional, que tanta diferença faz na educação da cidade de São Paulo, para nós é um motivo de muito privilégio”, concluiu.

A pauta completa da reunião – cuja íntegra está no vídeo abaixo – pode ser conferida aqui. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da Comissão, vereadora Edir Sales (PSD). Participaram a vice-presidente, vereadora Sandra Santana (MDB), e os vereadores Celso Giannazi (PSOL), Coronel Salles (PSD), Cris Monteiro (NOVO), Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) e Luna Zarattini (PT).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar