pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

VALDEMI FERREIRA DOS SANTOS

Estou me inteirando sobre a lei de zoneamento no meu bairro(Cidade Tiradentes), pois moro aqui a 28 anos e muito me interessa como a todos os moradores de vê o bairro mais desenvolvido e que mais empregos possam vim pra essa região.

Contribuições encerradas.

Regularizar comércios e indústrias é principal desafio do zoneamento em Cidade Tiradentes

29 de junho de 2015 - 10:23

KÁTIA KAZEDANI

Regularizar as atividades comerciais e industriais para gerar mais emprego e garantir a proteção de áreas para a construção de habitação social são os principais desafios do projeto de revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – Lei de Zoneamento – da região de Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Entre as principais inovações previstas na proposta, discutidas neste sábado (27/6) durante audiência pública realizada pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, está a classificação de diversas vias em ZMIS (Zona Mista de Interesse Social) com o objetivo de regularizar o comércio existente e criar mais emprego e renda para a população local. As quadras próximas às ruas Igarapé da Missão, Senador Nelson Carneiro, Igarapé Água Azul e Estrada Santa Etelvina e o Jardim Vila Flora estão incluídas nesta nova categoria.

“Percebemos uma grande predominância de Zeis 1 (Zona Especial de Interesse Social) em Cidade Tiradentes, o que significa que boa parte dos loteamentos foram construídos de maneira irregular.   No entanto, a partir da aprovação dessa lei, teremos comércios regulares”, sinalizou o relator do projeto, vereador Paulo Frange (PTB).

O vereador Dalton Silvano (PV) mostrou-se favorável a essa mudança em Cidade Tiradentes. “Se observarmos o mapa anterior (da legislação vigente) perceberemos que a maioria das áreas é de Zeis, no entanto, agora ela se transformou em Zona Mista. Conseguiremos, assim, regularizar o comércio da região”, declarou.

Durante a discussão, o autônomo Edson Pereira Sebastião fez uma sugestão aos vereadores para que Cidade Tiradentes tenha capacidade de abrir mais vagas de emprego – um dos principais problemas dessa região, que concentra grandes conjuntos habitacionais e pouca oferta de trabalho. “Temos na rua da Terceira Divisão  várias indústrias e elas estão em uma área classificada como Zepam (Zona Especial de Proteção Ambiental) e seria necessário que se tornassem uma ZPI (Zona Predominantemente Industrial)”, afirmou.

O relator sinalizou que a criação de mais zonas industriais em Cidade Tiradentes é uma das prioridades. “Percebemos que nessa região não ficou nenhuma área reservada com essa classificação. No entanto, temos essa preocupação e estamos pensando onde poderíamos marcar essas áreas porque queremos que o instrumento da Lei de Zoneamento seja de desenvolvimento econômico, permitindo a geração de empregos e melhorando a qualidade de vida da população”, explicou Frange.

O vereador ainda sinalizou para os problemas no desenvolvimento de Cidade Tiradentes. “Temos nessa região um dos maiores equívocos do uso do solo na cidade. A intenção de criar moradia é uma boa iniciativa, mas sempre escolheu-se locais afastados porque o lote é mais barato. Mas não se pensou em gerar emprego nessas área, causando problemas para os cidadãos que gastam muito tempo para se deslocar e o poder público tem mais gastos para fazer a manutenção das vias e com transportes”, disse Frange.

A garantia de áreas para a construção de habitação social foi priorizada em Cidade Tiradentes na revisão do zoneamento. O projeto define a manutenção da Zeis 1 ao sul da Inácio Monteiro para urbanização dos assentamentos precários instalados e a ampliação da Zona Especial de Interesse Social, localizada próxima ao bairro de Vila Yolanda, para produção de novas unidades habitacionais.

Os vereadores Sousa Santos e José Police Neto, ambos do PSD, também participaram da audiência pública.

Veja aqui todos os detalhes sobre a Lei do Zoneamento.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar