pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Projeto de ajustes na Lei de Zoneamento passa por Audiência Pública devolutiva

Por: CAROL FLORES
HOME OFFICE

1 de julho de 2024 - 14:11
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Audiência Pública Comissão de Política Urbana sobre ajustes na Lei de Zoneamento (1/7)

Nesta segunda-feira (1/7), a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente discutiu pela terceira vez, em Audiência Pública devolutiva, o PL (Projeto de Lei) 399/2024, proposto pelo colegiado que trata do aprimoramento da Lei nº18.081/2024 também conhecida como Lei de Zoneamento, uma regulação do uso e ocupação do solo no município. O projeto já passou por debate popular em 13/06 e 18/06; e também já foi aprovado em primeiro turno.

A audiência foi conduzida pelo relator da proposta, o vereador Rodrigo Goulart (PSD), que destacou que os mapas da nova proposta haviam sido divulgados e que cerca de 40 emendas ao projeto já foram protocoladas. As modificações são para diversas regiões da cidade e atendem pedidos dos vereadores. 

“Todas as emendas apresentadas serão publicadas no Diário Oficial de amanhã, antes da votação em Plenário”, afirmou o relator.

O representante do Atlético Clube Coopercotia, Hirokazu Nitta, solicitou a mudança do código de zoneamento em que o clube está inserido, de Zona Mista para Zona de Área Verde. “Hoje nós estamos em uma área mista. O clube está nesse local há mais de 80 anos e por isso solicitamos a alteração para que seja incluído em zona de área verde”, solicitou.

Na mesma linha, pedindo alteração, o vereador Coronel Salles (PSD) destacou que solicitou modificação de zoneamento para Associação dos Oficiais da Polícia Militar, localizado no Barro Branco, que está com indicação diferente da sua utilidade que é de clube. “O clube está nessa localização há mais de 60 anos. Essa é uma grande oportunidade de reorganizarmos a cidade nos locais que já possuem vocação para determinada finalidade”, disse.

O relator do projeto, ressaltou que existe uma preocupação com as áreas protegidas. “Toda área de clube é incluída nas áreas protegidas, áreas verdes e espaço livre devido a sua importância ambiental”, explicou o relator, que ainda destacou que a única área de clube que deixará esse tipo de zoneamento será o do Clube Banespa e será modificada para ZEPAM (Zona Especial de Proteção Ambiental) devido à importância histórica e cultura na região onde está instalada.

Já a representante da Sociedade Amigos da Cidade Jardim, Solange Mendes, questionou o limite de altura das construções no bairro com as alterações da revisão da Lei de Zoneamento. “Na lei não fica claro para gente e gostaria que fosse esclarecido esse ponto”, indagou.

Participaram da discussão os vereadores Arselino Tatto (PT), Coronel Salles (PSD)Hélio Rodrigues(PT), Rodrigo Goulart (PSD)Sidney Cruz (MDB) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL).

Confira a íntegra da Audiência Pública de Política Urbana aqui:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar