pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Câmara homenageia os 15 anos da Uneafro Brasil com a entrega da Salva de Prata

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

8 de agosto de 2024 - 20:51
Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo foi palco da celebração dos 15 anos do movimento negro Uneafro Brasil. Em uma Sessão Solene, realizada na noite desta quinta-feira (8/8), a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) entregou a Salva de Prata à organização. Um reconhecimento aos serviços prestados ao longo na promoção ao acesso de milhares de jovens, negros e periféricos ao Ensino Superior por meio de cursinhos populares.

“Os militantes da Uneafro Brasil trabalham há mais de 30 anos em prol da educação popular e do ensino para as pessoas negras na periferia da cidade. A gente fica orgulhoso de poder dar essa Salva de Prata e homenagear essa história que é tão fundamental”, comentou Elaine.

Sobre a Uneafro Brasil

A Uneafro Brasil tem como objetivo a luta pela tradição de ser um movimento popular de base, que se organiza nos territórios aonde o povo negro vive e pela resistência da democracia pela educação.

A organização agrega militantes da causa negra, da luta antirracista, da causa das mulheres, da diversidade sexual e do combate a todos os tipos de discriminação e preconceito; da causa da Educação Popular e Libertária, da disseminação do protagonismo comunitário e da luta contra a exploração econômica e a dominação política.

O movimento tem como vocação, o trabalho educacional de base e de formação política direcionado às comunidades periféricas urbanas; a atuação política no interior das faculdades e universidades e as ações de mobilização estudantil.

O trabalho mais conhecido é voltado aos cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros/as, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o Enem ou concursos públicos.

Para Douglas Belchior, cofundador da instituição, a entrega da honraria marca a luta do movimento e a celebração pelos 15 anos de trabalho. “Todo mundo que contribuiu com esse movimento é voluntário, sem financiamento, feito por pessoas que acreditam na educação como instrumento de libertação, de igualdade, de justiça e também de combate ao racismo. Nós estamos muito gratos com esse reconhecimento,” agradeceu Douglas.

Confira aqui como foi a Sessão Solene.

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar