pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Plano Diretor: moradores de ocupações narram dificuldades

23 de novembro de 2013 - 15:49

Categorias

Luiz França/CMSP
pde2
Os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto que compareceram em peso na audiência pública de revisão do Plano Diretor Estratégico neste sábado (23/11) pediram principalmente a demarcação de novas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) na região sul da cidade. São as ocupações Faixa de Gaza, em Paraisópolis, Dona Deda e Capadócia em Campo Limpo.

Ana Paula Ribeiro, da Ocupação Faixa de Gaza, contou a atual situação do local. “A gente, na unha, colocou luz e água lá, tiramos o lixo sozinhos porque a Prefeitura não faz nada. Não é possível que a cidade mais rica trate o trabalhador dessa maneira”, disse. Já Emanoel Coelho, da Capadócia disse que a chegada do período de chuva preocupa os moradores. “Ninguém mora com medo de o morro cair na cabeça porque quer, nós não temos escolha”, lamentou.

Segundo o relator do PDE na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, vereador Nabil Bonduki (PT), essas propostas de ZEIS estão sendo estudadas. “Algumas já estão previstas. Temos que garantir ZEIS suficientes para dar conta da população sem moradia”, defendeu.
pde6

Moradia para todos

As ZEIS são zonas destinadas à recuperação urbanística, à regularização fundiária e produção de Habitações de Interesse Social HIS ou do Mercado Popular – HMP, incluindo a recuperação de imóveis degradados, a provisão de equipamentos sociais e culturais, espaços públicos, serviço e comércio de caráter local. Foram criadas no Plano Diretor de 2002, e serão expandidas na proposta atual.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo (PT), ressaltou que a questão de moradia é primordial para a região. “As reivindicações de todos são legítimas e com certeza vamos considerá-las. Tem de haver moradia para todos nessa cidade”, concluiu. (Thaís Lancman)

Plano Diretor

Entenda o PDE e contribua com sugestões no hotsite especial

LEIA:
Para vereadores, habitação e transporte são problemas da Zona Sul


(23/11/2013 – 13h50)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar