pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Projeto pede a criação de Conselhos Tutelares do Idoso

Por: - DA REDAÇÃO 

19 de julho de 2018 - 10:29

O Projeto de Lei (PL 293/2016), do vereador Toninho Paiva (PR), cobra medidas rígidas para combater a violência contra os idosos. A proposta é estruturar Conselhos Tutelares para amparar as pessoas com mais de 60 anos.

O texto da justificativa explica que os conselhos Tutelares do Idoso serão complementares e coordenados com o Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), cabendo-lhes a execução local e descentralizada das políticas municipais do idoso. “O próprio Estatuto do Idoso prevê uma política de atendimento ao idoso, sejam ações governamentais e não governamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”, fundamentou Paiva.

“Baseado nessas normativas, a cidade de São Paulo tem papel fundamental para implantar políticas públicas para os idosos. Se o Estatuto do Idoso não obriga a criação de Conselhos Tutelares de Idosos, também não os proíbe”, pontua o autor do projeto.

O Projeto de Lei sugere a criação dos Conselhos Tutelares do Idoso para relatar as incontáveis violações existentes, e que não chegam ao conhecimento do GCMI (Grande Conselho Municipal do Idoso), da SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) e do Ministério Público.

O PL está em tramitação na Comissão de Finanças e Orçamento.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Toninho Paiva. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos por meio do formulário ‘Fale com o vereador’.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar