Kasato Maru, ou simplesmente Navio da Esperança. Assim ficou conhecida a famosa embarcação que atracou no porto de Santos há 109 anos. Aquele 18 de junho entrou definitivamente para a história brasileira assim que 165 famílias a bordo pisaram em terra firme.
Cada um dos 781 imigrantes que desembarcavam em busca de uma nova vida, numa terra desconhecida, ainda nem imaginava, mas passaria a traçar ali as primeiras linhas de um belo conto, escrito até hoje em nome de uma das comunidades mais importantes do País, especialmente de São Paulo.
Para manter a tradição, e a gratidão ao povo nipônico e seus descendentes, a Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (30/6), uma Sessão Solene em homenagem a personalidades que ajudaram a construir essa história.
O proponente da cerimônia, vereador Aurélio Nomura (PSDB), destacou justamente a trajetória de perseverança e superação dos nikkeis (descendentes de japoneses) no Brasil.
“É uma imigração que representa muito trabalho, muita dedicação, e que conseguiu se posicionar na sociedade brasileira. Hoje os nikkeis se encontram em todos os setores. Na medicina, na engenharia, no setor jurídico e na culinária. Até se você for numa churrascaria, você vai achar lá um sushi ou um sashimi”, disse.
Para o vereador Rodrigo Goulart (PSD), a homenagem na Câmara é uma forma de a Casa Legislativa agradecer a comunidade japonesa.
“Esse evento tem a função de passar uma mensagem, além de resgatar a importância da comunidade japonesa na história do Brasil. Os imigrantes trouxeram com eles muita sabedoria e disciplina. Com isso ajudaram no desenvolvimento do País, tanto na área da tecnologia como colocando a mão na terra”.
Também de origem nipônica, o vereador George Hato (PMDB) apontou a saída para a crise brasileira numa alusão à história japonesa.
“É um evento que fortalece a comunidade. Além disso, nosso País vive hoje uma crise econômica. E o Japão ensinou ao mundo como vencer uma crise. Um país que foi reconstruído após a bomba atômica, com muito trabalho”, comparou Hato.
O vereador Ota (PSB) foi representado pelo chefe de gabinete, Toshiyuki Takeda.
Além dos parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo, o evento contou com a participação do deputado federal Walter Ihoshi (PSD) e dos deputados estaduais: Hélio Nishimoto (PSDB), Pedro Kaká (Pode) e Jooji Hato (PMDB), que foi representado pelo filho George Hato.
Homenageados da noite
Eiji Denda, membro do Rotary Club/Aclimação, presidente do Conselho Curador da Fundação Kunito Miyasaka, e presidente da Associação Naguisa – vereador Aurélio Nomura (PSDB)
Julio Uehara, presidente da União das Associações Culturais de Santo Amaro – vereador Rodrigo Goulart (PSD)
Harumi Arashiro Goya, diretora da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social/BUNKYO – vereador Ota (PSB)
Seiko Komesu, presidente da Associação Esportiva e Cultural Okinawa – vereador George Hato (PMDB).
Toyohiro Shimura, laureado pelo governo japonês, integrante da Associação Iko-no-Sono e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – deputado federal Walter Ihoshi (PSD).
Masayuki Okumura, médico-cirurgião, pioneiro no transplante de intestino no Brasil – deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB).
Kiyoshi Onaga Nagayama, um dos fundadores do grupo Nikkeybraz – deputado estadual Jooji Hato (PMDB).
Guenji Yamazoe, presidente da Associação Cultural Tottori Kenjin do Brasil – Deputado estadual Pedro Kaká (Pode).