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13ª edição de curso do Projeto Repórter do Futuro, da Escola do Parlamento, começa neste sábado

Por: DANIEL MONTEIRO
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7 de maio de 2020 - 14:55

Tem início no próximo sábado (9/5) a 13ª edição do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro, iniciativa da Oboré Projetos Especiais em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. A aula inaugural, que começa às 9h, terá transmissão pelo Facebook, YouTube, Twitter da Câmara, além de poder ser acompanhada também via Auditórios Online e pela TV Câmara.

Com o tema “Território e desigualdades na cidade de São Paulo”, o curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é voltado a estudantes de jornalismo e objetiva capacitar futuros repórteres para entenderem os principais tópicos que desafiam as gestões de megalópoles como São Paulo.

Nesta edição, os 25 estudantes selecionados para o curso irão discutir questões como gestão da cidade, políticas para a primeira infância, mobilidade, ocupação urbana, educação, sustentabilidade, emprego e renda.

Os encontros serão virtuais, entre os meses de maio e julho. Neles, os estudantes participarão de conferências de imprensa com um convidado de destaque, que apresentará um panorama sobre o assunto no qual é especialista.

Os participantes também serão estimulados a produzir uma peça jornalística a cada encontro e receberão orientações, por meio de atendimentos individuais prestados por jornalistas experientes que integram a coordenação do projeto.

A abertura da 13ª edição do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter contará com depoimentos de Aldo Quiroga (TV Cultura), Cristiane Paião (GloboNews), Giulia Afiune (Pública), João Paulo Charleaux (Nexo), Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) e Victor Ferreira (GloboNews), que falarão sobre novos protocolos para entrevistas jornalísticas em tempos de emergência sanitária.

O curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro também tem o apoio institucional da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), do IEA/USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), do IAB/SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção São Paulo) e do IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais).

Mais informações e o cronograma completo pode ser acessado neste link.

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO

Iniciado em 1994 pela Oboré, o Projeto Repórter do Futuro é uma iniciativa de formação profissional, com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem.

Ao longo de quase três décadas de existência, o projeto desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final, desenvolvem uma produção jornalística – impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia – a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação.

Essa etapa, chamada Operação Ponto Final, é desenvolvida em duplas e no bairro de livre escolha dos estudantes. Com esta proposta pedagógica, são igualmente beneficiados por esta formação os estagiários de comunicação que atuam nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

ESCOLA DO PARLAMENTO

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada pela Lei nº 15.506 de 13 de Dezembro de 2011, com o objetivo de oferecer aos parlamentares e munícipes subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo e desenvolver programas de ensino, cursos e eventos direcionados à formação e à qualificação de lideranças comunitárias e políticas.

Desde sua criação a Escola do Parlamento adotou como missão institucional a promoção de eventos voltados à formação e à educação em cidadania e política de cidadãos e servidores, além de uma série de cursos de curta duração, ciclos de debates e seminários sobre temas centrais da cidade de São Paulo. Neste sentido, destacam-se a abordagem de temas como mobilidade, cultura, imigração, população em situação de rua, questões de gênero e reforma política.

A parceria com a Oboré constitui importante frente de atuação da Escola na promoção da educação política dos cidadãos e profissionais que lidam diariamente com a realidade e os dilemas metropolitanos, como saúde, educação, transporte, cultura e violência. Das 13 edições do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, nove foram realizadas no escopo desta parceria com o propósito de qualificar estudantes de jornalismo para uma cobertura crítica e aprofundada da nossa cidade.

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