pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

26° Bienal do Livro é destaque na Comissão de Turismo

Por: CAROL FLORES - DA REDAÇÃO

7 de junho de 2022 - 16:29

Andre Bueno | REDE CÂMARA SP

Vitor Tavares, presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro), entidade que realiza a Bienal Internacional do Livro em São Paulo, participou da reunião da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia, da Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (7/6). O representante da CBL falou sobre os preparativos para o evento, que acontecerá entre os dias 02 e 10 julho, no Expo Center Norte.

Depois de quatro anos sem o evento, dois deles devido à pandemia causada pela Covid-19, a Bienal do Livro de São Paulo volta de forma presencial. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 600 mil visitantes. Destes, 100 mil são alunos da rede pública de ensino e particular. “É com muita alegria que voltamos às atividades de forma presencial. Em 2020 realizamos no final do ano o evento de forma remota e nos surpreendeu o alcance que tivemos, e esse ano vamos unir a experiência remota com a presencial para tornar o evento ainda mais grandioso”, explicou o presidente da CBL, Vitor Tavares, que ainda destacou que a temática deste ano “Todo mundo sai melhor do que entrou”, é evidenciar a capacidade de transformação que a leitura pode causar em cada individuo.

A edição deste ano contará também com a participação de 182 expositores, 3 milhões de livros disponíveis para comercialização e 1.500 horas de atividades culturais como debates e sessão de autógrafos.  Outra novidade é a utilização do cashback, onde parte do valor do ingresso retorna para o comprador como créditos na aquisição de livros durante o evento. A expectativa dos organizadores é que cerca de R$ 3 milhões sejam revertidos nessa modalidade de compra.

Para o presidente da Comissão de Turismo, vereador Rodrigo Goulart (PSD), existe uma grande expectativa para a retomada do evento pós-pandemia. Ele ainda destacou que o evento faz parte da memória afetiva de grande parte da população paulistana. “Quem quando criança não lembra de ter ido à Bienal do Livro? Uma experiência inesquecível, que faz parte da história de muitas pessoas”, lembrou o parlamentar.

Convidado de honra

Em toda edição da Bienal, um país é homenageado. Este ano, devido à ligação histórica que tem com o Brasil, Portugal será o convidado de honra. O país contará com um estande de 500 metros quadrados, com exposição de escritores portugueses, auditório e uma réplica do bondinho português.

Auxílio às livrarias físicas

Ainda durante a reunião da Comissão de Turismo, o presidente da CBL destacou a importância de incentivos na recuperação das livrarias físicas da cidade de São Paulo. Ele sugeriu que houvesse isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

“Se houver a isenção do IPTU, estaremos ajudando que mais livrarias abram  e com isso mais pessoas estarão investindo em um segmento muito importante que é para a cultura além de auxiliar na geração de emprego e renda”, explicou Vitor.

São Paulo Coffee Festival

Também durante o encontro, foi lembrado o São Paulo Coffee Festival, evento que será realizado pela primeira vez na capital paulista  entre os dias 24 e 26 de junho, no Ibirapuera. Segundo o empresário do setor cafeeiro, Boram Júlio Um, o evento irá tratar desde a produção do produto até a chegada ao consumidor final. “É um evento incrível para novos consumidores conhecerem o que é um café de qualidade e de altíssima especialidade que o Brasil produz”, destacou Boram.

Requerimento

O colegiado aprovou durante a reunião um requerimento de encaminhamento de ofício para o escritório de representação do Ministério de Relações Exteriores Itamaraty em São Paulo, solicitando que o calendário de eventos estratégicos da capital paulista seja periodicamente divulgado através dos instrumentos de comunicação das representações diplomáticas brasileiras.

Participaram dos trabalhos desta terça, que podem ser conferidos na íntegra no vídeo abaixo, os vereadores George Hato (MDB), Rodrigo Goulart (PSD), Sandra Santana (PSDB) e Sansão Pereira (REPUBLICANOS).

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar