A Câmara Municipal de São Paulo concedeu o Título de Cidadão Paulistano ao advogado Arnoldo Wald Filho na manhã desta quarta-feira (20/11). A Sessão Solene foi presidida pela vereadora Janaína Lima (PP), que foi a proponente da honraria.
“Estou muito feliz com esta Casa recebendo mais um cidadão. Um cidadão que escolheu esta cidade para contribuir, um grande causídico, um grande advogado, que fez história aqui na nossa cidade, com um dos maiores escritórios de advocacia que essa terra tem e que, de fato, tem trazido grandes contribuições de generosidade, de coragem, de inovação, sendo reconhecido e homenageado nas sentenças pela valorosa contribuição jurídica que tem feito a todos os setores, inclusive, econômicos aqui na nossa cidade. Estou muito feliz em homenagear o Arnoldo, que é um ser humano incrível”, afirmou a parlamentar.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, já tem 30 anos que Arnoldo mora na capital paulista. Para ele, receber a honraria é um reconhecimento a tudo que ele fez na cidade. “Eu me sinto recompensado, me sinto abraçado pela cidade. Como foi dito aqui, São Paulo é uma cidade de migrantes, ela acolhe e aqui quem trabalha tem sucesso. Eu estou realmente muito feliz, é um momento que é um reconhecimento ao meu trabalho e a minha família. Sou muito grato”, disse o homenageado.
Atualmente, ele é presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Comissão Recuperação Judicial e Falência da OAB-SP. É também membro do Conselho Consultivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo e membro do Conselho Diretor da Brazilian-American Chamber of Commerce em Nova York.
Desde dezembro de 2022 faz parte do Conselho Fiscal da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e em maio de 2023 passou a integrar o recém-criado Conselho Temático de Assuntos Jurídicos da CNI (Confederação Nacional da Indústria), órgão presidido pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.
Arnoldo Wald Filho teve participação na ampliação da aplicação da arbitragem, mediação e outros meios alternativos de resolução de conflitos no Brasil. É presidente do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil e faz parte do corpo de árbitros da Câmara de Arbitragem e Mediação da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) (Fiesp) e da Câmara de Arbitragem e Mediação da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
“A gente está aqui para celebrar e homenagear um homem que é realmente fora da curva. Ele não é só um exemplo de pai dentro de casa, mas é um exemplo e uma referência de pessoa, de profissional e de cidadão. Meu pai Arnoldo é uma pessoa que nunca mediu esforços para ajudar as pessoas, ele enxerga os desafios como uma oportunidade para apoiar e ajudar quem mais precisa. Ele sempre me ensinou que o verdadeiro legado de uma pessoa não vem daquelas coisas que ela acumula, mas da vida que ela toca e na contribuição e na diferença que ela faz na comunidade”, falou o filho do homenageado, Raul Loeb Wald, por meio de um vídeo apresentado na cerimônia.
Veja a Sessão Solene na íntegra aqui.
Confira também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP