pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Farmacêuticos são homenageados na Câmara

Por: DOUGLAS MATOS - DA REDAÇÃO

22 de setembro de 2017 - 20:41

Categorias

André Bueno/CMSP

Homenagem aconteceu na noite desta sexta-feira na Câmara

As farmácias surgiram no século X, quando eram chamadas de boticas. Nessa época cabia ao boticário descobrir e curar as doenças. No Brasil, os primeiros relatos da produção de remédios naturais para os mais variados usos medicinais surgiram no período colonial. De lá para cá a profissão mudou muito, mas sem perder a importância.

Somente no Estado de São Paulo há mais de 60 mil farmacêuticos licenciados.  A categoria foi homenageada nesta sexta-feira (22/9) na Câmara Municipal. Eles receberam a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, que tem o objetivo de reconhecer os profissionais que, de alguma forma, contribuíram para o fortalecimento e a valorização da classe.

A solenidade faz parte das comemorações do Dia Internacional do Farmacêutico, que ocorre no dia 20 de setembro. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Edir Sales (PSD). Ela é autora de um Projeto de Lei (PL) em tramitação na Casa, já aprovado em primeira votação, que deve aumentar ainda mais a importância da profissão. O  PL 313/2015  trata da aplicação de vacinas nas farmácias por profissionais habilitados na cidade. Segundo a parlamentar, os serviços prestados pelos farmacêuticos são fundamentais para a saúde da população.

“O farmacêutico não é médico, mas é tão importante quanto. Quem é que não tem um farmacêutico vizinho de casa e nunca precisou de uma orientação? Geralmente é o farmacêutico que acaba ouvindo as primeiras queixas e com a sua experiência vai recomendar o auxílio médico, seja do especialista ou do clínico. E com a aprovação do nosso Projeto, terá uma atuação ainda mais relevante”.

O ex-vereador e deputado estadual Carlos Neder (PT), um dos homenageados da noite, também falou sobre a importância da legislação para ampliar a atuação dos farmacêuticos. Ele é autor de duas propostas para garantir a presença dos farmacêuticos nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).

“Queremos que a assistência farmacêutica seja incorporada cada vez mais na equipe multiprofissional na área da saúde pública”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Pedro Eduardo Menegasso, reforçou as palavras do deputado e lembrou que a figura do farmacêutico, além de importante, é um direito garantido por Lei.

“O farmacêutico é um profissional de nível superior. Ele dá orientação sobre os medicamentos e realiza serviços importantes como auferir a pressão. É um serviço que está à disposição, mas a população não usa. Muitas vezes a pessoa vai à farmácia apenas para comprar alguma coisa. Quando ela poderia ir até lá para cuidar da sua saúde”.

Veja a lista dos homenageados

Ana Pellim – Farmacêutica com 18 anos de experiência em cargos de gerência na indústria e 22 anos como consultora para as áreas de qualidade e regulatória para indústria farmacêutica e áreas afins, farmácia de manipulação e farmácia hospitalar, É uma importante referência para o setor regulatório e de qualidade na produção de medicamentos, inclusive com passagens em empresas nos Estados Unidos e Holanda.

Carlos Neder – Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o deputado Carlos Neder foi secretário municipal de Saúde da capital paulista entre os anos de 1990 e 1992 e vereador de São Paulo. Possui em sua trajetória importantes contribuições voltadas para profissão farmacêutica. É autor de Projetos de Lei em defesa da ampliação do mercado de trabalho para os profissionais farmacêuticos na esfera pública e atua pela reorganização da assistência farmacêutica no Estado.

Fábio Manfirrato – Bauruense, farmacêutico-bioquímico e pós-graduado em marketing com larga experiência na área com foco nos procedimentos e rotinas em distribuidora de medicamentos. Foi diretor da Seccional de Bauru do CRF-SP por oito anos. Entusiasta dos esportes, o farmacêutico foi pentacampeão mundial de luta de braço. É regionalmente conhecido pelo trabalho que desenvolve há anos em favor da inclusão das pessoas com deficiência e idosos, buscando a melhoria de processos que promovam sua autonomia e acessibilidade.

Luiz Cavalcanti – Natural de Ladainha (MG), Luiz Cavalcante ingressou no curso de Farmácia na Faculdade de Farmácia de Odontologia de Ribeirão Preto em 1970 e especializou-se em Farmácia Hospitalar na década seguinte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dando início a uma intensa atividade acadêmica em cursos e congressos em todo o Brasil, nos quais contribuiu com seu notório conhecimento.

Simone Lisot – Simone Fátima Lisot nasceu em Videira (SC) e, desde 2010, é superintendente-geral do maior Conselho Regional de Farmácia brasileiro, o CRF-SP. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) em 1994, com especialização em Farmácia Homeopática pela mesma instituição de ensino em 1998, possui MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pelo IPOG São Paulo.

Suely Vilela – Farmacêutica de renome nacional e internacional, a professora doutora Suely Vilela graduou-se em Farmácia (1974) e em Farmácia-Bioquímica (1975) pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Obteve os títulos de mestre e de doutor em Ciências (área de Bioquímica) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, onde também realizou o pós-doutorado. Formou mestres, doutores e supervisionou pós-doutorandos. Publicou artigos científicos em periódicos internacionais. Exerceu vários cargos acadêmicos e administrativos, entre os quais se destacam o de diretora da FCFRP-USP (1998-2001), pró-reitora de pós-graduação (2001-2005) e de reitora da Universidade de São Paulo (2005-2009). Atualmente é professora titular da FCFRP-USP, bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Secretária Municipal de Educação da cidade de Ribeirão Preto-SP.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar