A Revista Apartes, da Câmara Municipal de São Paulo, estreia novo projeto editorial em 2018. Agora, a revista, que era impressa, passa para o formato completamente digital. O objetivo da mudança é tornar a experiência do leitor mais produtiva, com a possibilidade de conteúdos mais completos.
Segundo Sândor Vasconcelos, editor da Apartes, a decisão foi tomada no ano passado. “Nós decidimos arriscar um novo formato, inspirado pelo UOL TAB, que é uma plataforma que gostamos bastante, justamente por explorar diferentes meios por meio do trabalho digital”, diz.
Anteriormente, a Câmara teve a Revista do Parlamento Paulistano, com textos científicos, acadêmicos e jornalísticos. Em 2013, foi criada a revista Apartes – responsável apenas pelo conteúdo jornalístico –, com a proposta de levar ao público os temas em discussão no Legislativo paulistano, além de conteúdos especiais sobre o município.
A versão impressa possuía 40 páginas, com o conteúdo produzido dentro da Casa e a impressão externa. De cara nova, o material será completamente digital, publicado em um site próprio e vinculado ao Portal da Câmara.
“Decidimos fazer isso porque vamos conseguir explorar mais recursos do jornalismo, como áudio, vídeo e um maior número de fotografias. A Câmara possui um acervo histórico que nem sempre era possível aproveitar em uma edição impressa, e com esse novo formato, vamos poder explorar muito mais”, diz.
Vasconcelos lembra que as matérias com os temas discutidos pelo Legislativo serão mantidas com a mesma política do impresso, mas com as novidades da inserção multimídia. “Vai ser uma experiência bem legal, moderna e antenada com os dias atuais”, afirma.
A nova edição da Apartes pode ser lida aqui.