Escolas públicas e particulares que oferecem Ensino Fundamental e estão situadas na capital paulista já podem inscrever seus alunos para o Parlamento Jovem – Ensino Fundamental 2021. O evento, que está previsto para acontecer nos dias 8 e 12 de novembro deste ano, possibilita que crianças e adolescentes tenham a vivência parlamentar como Vereadores Jovens.
Para participar, os estudantes do 6º ao 9º ano devem, até 13 de agosto, enviar um Projeto de Lei que seja escrito nos moldes determinados no Manual de Orientação e apresente soluções para problemas cotidianos que afetam a qualidade de vida de moradores da cidade de São Paulo. Além disso, é preciso escolher um partido fictício entre os 11 criados especialmente para o evento: Assistência Social; Cultura; Educação; Emprego, Esportes e Recreação; Habitação; Natureza; Planejamento Urbano; Saúde; Segurança Urbana e Trânsito e Transporte.
Cada escola poderá participar com apenas um aluno, que concorrerá por uma das 55 cadeiras do legislativo jovem. A inscrição deve ser feita por meio do formulário disponível na página do Parlamento Jovem no Portal da Câmara e deve acompanhar o Projeto de Lei e as autorizações de participação.
Na Câmara, os projetos serão julgados por uma Comissão Avaliadora composta por vereadores que escolherão os selecionados. Esta informação será divulgada a partir do dia 1º de outubro de 2021.
Sobre o Parlamento Jovem Paulistano
O Parlamento Jovem Paulistano foi criado em 2001 pelo ex-vereador Doutor Farhat. O objetivo do evento é ensinar uma lição de cidadania e democracia para alunos de escolas da capital que vivenciam as funções e trabalhos do Poder Legislativo municipal.
Neste ano, a Câmara está promovendo de forma inédita uma versão do programa para alunos do Ensino Médio também. Saiba mais.
Serviço:
Parlamento Jovem Paulistano – Ensino Fundamental
Inscrições: de 1/6 a13/8. Clique aqui para acessar o formulário
Informações: parlamentojovem@saopaulo.sp.leg.br