A gestão dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios para os governos municipal, estadual e federal. As principais ações que podem ajudar nesse processo foram discutidas nesta quinta-feira (16/11) na Câmara Municipal de São Paulo, em uma iniciativa da vereadora Soninha (PPS).
O projeto desenvolvido pela empresa TerraCycle foi apresentado como uma das maneiras de garantir que todos os produtos possam ser reciclados. A ideia dos programas é fazer a reciclagem por meio de financiamento de marcas, empresas e varejistas, com a participação da população. “Qualquer consumidor pode participar. É gratuito e basta se inscrever”, disse a representante da empresa, Mariane Marcheti.
Os cadastrados escolhem o programa com o qual vão contribuir e acumulam pontos que podem ser trocados por dinheiro para serem utilizados por instituições sem fins lucrativos ou escolas públicas.
O integrante da Associação dos Moradores de Capelinha, na zona sul, Alexandre Ferreira, participou do debate e achou importante o trabalho realizado pela empresa. “Vou levar o que aprendi para a nossa comunidade porque a nossa região tem muito lixo, principalmente garrafas PET. Esses materiais entopem bueiros e sujam os rios. É importante reciclar”, disse.
Mariane Marcheti, daTerraCycle, elogiou a Câmara pela iniciativa. “Debates como esses mostram que o poder público tem seu papel de conscientização e os ajudam a pensar em projetos de educação ambiental para serem implementados na rede pública”, argumentou.
A vereadora Soninha chamou a atenção para a importância do tema. Para ela, é necessária uma ação conjunta para que os resíduos possam ser coletados e reutilizados.
“Quando soube que existe uma empresa que faz a articulação para reciclar materiais como esponja de pia, lápis, caneta, pasta e escova de dente, achei muito importante conhecer esse trabalho. Vamos começar a fazer a coleta desses produtos no gabinete, porque queremos fazer parte dessa logística reversa”, disse.