Mozart Gomes / CMSP
A Comissão de Administração Pública discutiu nesta quarta-feira as denúncias de remoções irregulares de moradores de áreas de risco e de preservação permanente no Jardim Esperança, Zona Sul de São Paulo. Esteve presente na reunião o subprefeito de Cidade Ademar responsável pela região , Carlos Roberto Albertim.
Durante a reunião, o subprefeito respondeu aos vereadores José Américo (PT) e Carlos Neder (PT), que receberam denúncias de desocupações realizadas à força e sem apresentação de um laudo que confirme que o local corresponde a área de risco.
Além de se comprometer a enviar os laudos, Albertim negou que as autoridades intimidem os moradores durante a remoção, e afirmou que grande parte dessas retiradas tem sido feita de comum acordo.
José Gomes, da Associação de Moradores do Jardim Esperança, por sua vez, declarou que muitas são pressionadas a deixar o local. “É um desaforo dizer que vai derrubar a casa em cima de alguém”, disse.
Cento e cinquenta famílias já foram retiradas das proximidades do córrego Zavuvus e atualmente participam do Programa de Moradia Social, através do qual recebem um auxílio para pagar aluguel.
Canalização
De acordo com membros da Comissão de Administração Pública, a canalização do córrego Zavuvus extinguiria a maior parte das áreas de risco no local, eliminando a necessidade de desapropriações na área.
O subprefeito Carlos Roberto Albertim disse que o projeto ainda está em elaboração.
(11/05/2011 – 18h20)