pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Advertência não vai afetar rodízio, disse secretário do Verde

30 de abril de 2013 - 20:38

Categorias

Parlamentares e especialistas discutiram nesta terça-feira um projeto de lei, em tramitação na Câmara Municipal, que prevê que motoristas que descumprirem as regras do rodízio de carros recebam apenas uma advertência na primeira ocorrência, ao invés de multa. A iniciativa, defendeu o secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira (PV), não prejudicará o rodízio.

De acordo com o representante do Executivo, a matéria (26/2013), do vereador Mário Covas Neto (PSDB), está dentro das regras previstas no código de trânsito. O rodízio de veículos tem o seu papel para a cidade e acredito que o motorista que for advertido ao invés de multado quando cometer uma infração no ano não prejudicará a respeitabilidade da norma vigente, afirmou.

Covas Neto explicou que a advertência também é uma forma de se fazer cumprir a lei. A advertência tem caráter punitivo, a única diferença é que a pessoa não pagará quando infringir a regra uma vez no ano, afirmou.

O especialista em trânsito Horácio Augusto Figueira disse ser favorável ao projeto de lei, mas  defendeu também mais segurança no trânsito. Se vamos aumentar a fiscalização dos veículos, é necessário que essa atenção também se volte para a segurança. Hoje vemos carros passando no sinal vermelho, parando na faixa de pedestre e muitas outras infrações que desrespeitam os pedestres, afirmou.

Para o vice-presidente da Anatran (Associação Nacional de Trânsito), Luiz Flora, a orientação aos motoristas também deve ser melhor. A sinalização, seja a proibitiva ou a informativa, é muito importante nesse processo para que os cidadãos conheçam as regras do trânsito e saibam por onde e em quais horários podem circular nos dias de rodízio, disse.

A audiência pública foi realizada no âmbito da Comissão de Administração Pública e o presidente do colegiado. A cidade tem um trânsito pesado e nem sempre as pessoas conseguem chegar ao local que precisam sem desrespeitar as regras do rodízio, mesmo saindo com antecedência. Sou favorável ao projeto, declarou o vereador Gilson Barreto (PSDB).

(30/04/2013 17h32)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar