pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Agentes da GCM e prefeito Doria são condecorados na Câmara

Por: - DA REDAÇÃO

15 de setembro de 2017 - 20:17

Categorias

Luiz França/CMSP

Guarda Civil recebeu homenagem na Câmara Municipal de São Paulo

A Guarda Civil Metropolitana foi homenageada nesta sexta-feira (15/9) na Câmara Municipal de São Paulo. Os 90 agentes que mais se destacaram em ações benéficas à população receberam a medalha Jânio Quadros. Além disso, foi celebrado o aniversário de 31 anos da corporação.

No Plenário lotado, o inspetor superintendente Adelson de Souza, comandante geral das GCM, subiu à tribuna para agradecer o reconhecimento.

“É um grande prazer ter a oportunidade de trabalhar nessa equipe. Nesses oito meses, desde que assumi o cargo, temos visto muitos avanços. É um momento de muitas novidades e crescimento para nossa instituição. São 31 anos de muita história que devem ser muito comemorados. É um imenso orgulho estar aqui”.

A condecoração é oferecida desde 2014 no Legislativo Paulistano.  O deputado estadual coronel Telhada (PSDB) foi um dos idealizadores da honraria quando era vereador.  Para ele, o reconhecimento à GCM é fundamental. O parlamentar aproveitou para pedir a união de todos as forças que atuam na Segurança Pública em São Paulo.

“Quando falo de segurança pública, sempre menciono o termo ‘forças de segurança’. Não há distinção entre Polícia Militar, Civil ou Guarda Civil. Estamos no mesmo barco. Um barco que está numa situação difícil. Então não é tempo de dividir, mas sim de somar. Essa é a minha mensagem: união e pacificação. Por isso quero manifestar meu apoio para que a ‘Polícia Municipal’ se torne uma realidade em São Paulo”.

Telhada se referiu à intenção do prefeito da capital paulista de trocar o nome Guarda Civil Metropolitana para ‘Polícia Municipal’. João Doria (PSDB) também recebeu a medalha Jânio Quadros, ao lado dos secretários José Roberto Rodrigues de Oliveira (Segurança Urbana) e Julio Semeghini (Governo).

Luiz França/CMSP

O prefeito João Doria também foi homenageado

“Quando assumi eu disse que iria prestigiar a GCM por uma questão de honra. Porque nós estávamos vendo a deterioração da Guarda, que começou a ganhar até a antipatia das pessoas. Então primeiro acabei com essa história de que a GCM tinha que multar motoristas e vou conduzi-la para onde ela merece estar”.

De acordo com o Prefeito, cerca de 200 novos agentes foram contratados. Além disso, ele afirmou que as doações recentes de veículos e armas vão colocar a GCM em uma nova fase na cidade.

“Incorporamos quatro veículos elétricos de última geração. Queremos eliminar os carros a combustão em 10 ou 15 anos. Também vamos receber 20 motos com equipamentos de ressuscitação para atendimento emergencial. Outra novidade é a aquisição de 600 armas Glock, que é uma marca suíça, a mesma que fornece para as polícias de Los Angeles, Nova Iorque e Chicago”.

Luiz França/CMSP

Novo carro elétrico que vai integrar a frota da GCM

Ainda segundo Doria os novos uniformes com a denominação ‘Polícia Municipal’ devem ser entregues até o meio do ano que vem, quando a nomenclatura passará a ser oficial.

A presidente da sessão solene, vereadora Edir Sales (PSD), manifestou apoio à medida. “Isso vai de encontro ao interesse da população paulistana. Com essa mudança tenho certeza de que os agentes vão ser cada vez mais valorizados. E além de comemorar uma data especial, a razão desta solenidade é prestar um justo reconhecimento aos profissionais que diariamente arriscam suas vidas em defesa dos paulistanos”.

O secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, reforçou a intenção de valorizar a Guarda Civil da cidade, mas reconheceu que os avanços serão gradativos.

“Temos trabalhado para fazer o melhor desde o começo dessa gestão. Eu sei que ainda estamos longe do que a GCM merece, mas aos poucos vamos conseguindo atingir os objetivos e dar todo o apoio necessário para que esse trabalho seja realizado”, disse.

A presidente da Comissão de Segurança Urbana na Câmara, Adriana Ramalho (PSDB), destacou a participação dos vereadores para melhorar as condições de trabalho dos agentes.

“Posso dizer que essa Casa tem se dedicado muito para atender às demandas da GCM. Lembro que ajudamos a aprovar o aumento no valor do seguro de vida e a facilidade para o resgate. Na nossa Comissão tivemos até agora 100% de êxito em todas as reuniões. Realizamos seminário com representantes da cúpula de vários órgãos da Segurança Pública e fizemos diligências. E vamos continuar nos dedicando nesse segundo semestre”, ressaltou Ramalho.

No âmbito federal, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB) lembrou aos homenageados que há um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional para garantir aposentadoria especial às guardas municipais, além da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que amplia as suas competências.

“Tenho o prazer de participar com vocês dessa caminhada. Falta muito pouco para aprovarmos a inclusão da aposentadoria especial na reforma da Previdência. Isso sem falar da PEC que reconhece definitivamente o poder de polícia das GCM’s”, disse.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar