pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Agora é Lei: Após ser aprovado na Câmara, PIU Vila Leopoldina é sancionado

Por: JÚLIA ANDRADE
DA REDAÇÃO

20 de junho de 2023 - 20:51
Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

O PL (Projeto de Lei) 428/2019, que trata do PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Vila Leopoldina-Villa Lobos, foi sancionado em um evento na tarde desta terça-feira (20/6). A proposta foi aprovada em segunda e definitiva votação no dia 7 de junho pela Câmara Municipal de São Paulo e prevê intervenções em uma área da zona oeste da cidade, que abrange a Marginal Pinheiros, a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e o Parque Villa Lobos.

Durante a cerimônia, que aconteceu no pátio Caeté, na Vila Leopoldina, o líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), falou brevemente sobre o projeto e comemorou a sanção. “A luta vale a pena. Um projeto de intervenção urbana proposto pela iniciativa privada e que precisávamos fazer adequações para privilegiar a habitação de interesse social. Isso foi feito, hoje a gente comemora e espera que outras empresas façam propostas para a Prefeitura ao mostrar que aqui está dando certo”, afirmou.

Já a vereadora Rute Costa (PSDB) reforçou a importância da participação popular. “Um dia de celebração, esse projeto teve muita intervenção e mudança da população e eu acho importante que o povo participe nessa construção da cidade, em algo que vai trazer um desenvolvimento muito grande”, finalizou.

Entre as ações previstas no PIU está o incentivo à construção de HIS (Habitação de Interesse Social) além de ações ambientais, sociais, econômico-financeiras e de melhoramento viário. Na região, estão as comunidades da Linha, do Nove e do Cingapura Madeirite.

A iniciativa privada viabilizará ao governo municipal um terreno de 300.000 m² para a reestruturação urbanística da área com a construção de habitações populares. “É um ato muito importante, que demonstra inclusive, o quanto a iniciativa privada tem interesse em investir na cidade de São Paulo. Pois elas sabem que investindo aqui vão ter resultado e associar o investimento com as ações sociais de habitação”, pontuou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O marco foi festejado pelos moradores do bairro. “A gente sempre falou que PIU não era só moradia, o PIU era uma oportunidade para muitas coisas. O PIU é saúde, é educação, é uma oportunidade de trabalho, imagina quantas vagas de empregos serão geradas”, disse a moradora Mayara Costa.

Além dos vereadores Fabio Riva (PSDB) e Rute Costa (PSDB), participaram também da cerimônia os vereadores Beto do Social (PSDB), Coronel Salles (PSD), Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Eliseu Gabriel (PSB), Ely Teruel (PODE), Paulo Frange (PTB),e Rubinho Nunes (UNIÃO); Pelo Poder Executivo estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Fabrício Cobra, o secretário de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Gadelho, e o subprefeito da Lapa, Ismar Marcelio de Freitas Neto.

Sanção Do Projeto de Lei - Piu Vila Leopoldina - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Richard Lourenço

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar