A partir de agora as concessionárias de serviço de coleta de lixo na cidade de São Paulo serão obrigadas a informar aos munícipes a respeito dos respectivos horários de coleta e transporte dos resíduos sólidos. O projeto de lei, de autoria do vereador Floriano Pesaro (PSDB), acaba de ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab. A Lei 15.092 foi publicada no dia 5 de janeiro no Diário Oficial do Município.
“A lei garante que as pessoas tenham acesso a informações corretas a respeito dos horários em que os caminhões de coleta de lixo passam em sua rua. A medida melhorará a qualidade de vida das pessoas e da cidade. Isso é transparência. Isso é cidadania”, destaca Floriano.
O parlamentar ressalta ainda que, ao conhecerem previamente os horários de coleta, os cidadãos passarão a evitar que o lixo fique exposto sem necessidade por um longo período.
“Lixo fora de hora pode causar danos graves para o município e para as pessoas, como proliferação de doenças, entupimento de bueiros, diminuição da vazão da água e enchentes”, explica Floriano.
Para o vereador, no que se refere ao descarte do lixo, é necessário ainda que a população se conscientize do seu importante papel com o Estado, depositando seu lixo em lugar apropriados e respeitando as leis ambientais. “Uma das maiores causas das enchentes é o lixo jogado nas ruas que entope os bueiros”, alerta.
|