pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Agora é Lei: Praça da Paz no Parque Ibirapuera é renomeada em homenagem a Rita Lee

Por: AMANDA OLIVER
DA REDAÇÃO

26 de junho de 2024 - 13:55

A Praça da Paz, localizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, agora se chama Praça da Paz – Rita Lee. A mudança foi oficializada com a sanção da Lei nº 18.144/2024, originada do PL (Projeto de Lei) 236/2023, de autoria da vereadora Luna Zarattini (PT), com a coautoria dos vereadores Janaína Lima (PP), Manoel Del Rio (PT) e do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO).

Rita Lee, nascida em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo, foi uma das artistas mais influentes do Brasil, com uma carreira de 60 anos. Após seu falecimento, em 2023, surgiu a ideia do PL. “A gente teve o falecimento da Rita Lee, uma grande cantora, musicista, uma pessoa que representa a cultura paulistana. Isso motivou a gente a homenageá-la. Acredito que homenagens a praças, monumentos e todos os equipamentos públicos devem passar por pessoas que contribuíram com a história da nossa cidade. Rita Lee contribuiu demais com a história da nossa cidade, da música brasileira e também com a história do Parque Ibirapuera”, destacou a vereadora Luna Zarattini.

Coautor do projeto, o vereador Milton Leite comentou sobre a homenagem. “Rita Lee representou muito para nós aqui. É uma pessoa tradicional de São Paulo, da Avenida Paulista, do Parque Ibirapuera. Nossa cantora, nossa roqueira, merece muito essa homenagem. A cidade de São Paulo tem que criar o hábito de homenagear as pessoas que são dessa cidade e que representam muito”.

A relação de Rita Lee com o Parque Ibirapuera

A escolha do Parque Ibirapuera como foco da homenagem se deu pela relação de Rita Lee com a área. Em uma autobiografia publicada em 2016, por exemplo, a Rainha do Rock mencionou que frequentemente visitava o Ibirapuera, estabelecendo forte ligação de afeto com o local, que inclusive foi escolhido para seu velório.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar