pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Agora é Lei: Programa Censo-Inclusão e Cadastro-Inclusão passa a contemplar pessoas com transtorno do espectro autista

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

12 de junho de 2024 - 15:34

A cidade de São Paulo possui, desde 2010, o Programa Censo-Inclusão e Cadastro-Inclusão, para a identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na capital. Agora, pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) também farão parte do programa graças à promulgação da Lei municipal nº 18.132, de 7 de junho de 2024.

A legislação é fruto do PL (Projeto de Lei) 760/2020, de autoria do vereador Jair Tatto (PT) em coautoria com vários parlamentares e chancelado pelo Plenário da Casa. A proposta busca assegurar o direcionamento e a execução da política municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a realização do censo em pessoas com TEA possibilita sua identificação e a permite que suas famílias recebam “informações relevantes, serviços, referências, apoio prático de acordo com suas necessidades individuais e as intervenções psicossociais, tais como o tratamento comportamental e programas de treinamento de habilidades para pais e outros cuidadores, reduzindo as dificuldades e as desigualdades no comportamento social, com impacto positivo no bem-estar”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar