Aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, o projeto que autoriza a criação do Parque Municipal do Bixiga agora é lei. Originada do PL (Projeto de Lei) 222/2024, de autoria do Executivo, a Lei nº 18.157/2024 foi sancionada na quarta-feira (17/7), e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (18/7).
O projeto passou por diversas Audiências Públicas no Legislativo até que e foi aprovado em definitivo em Plenário no início do mês de julho. O parque será criado em terreno ao lado do Teatro Oficina, e trará um espaço de lazer, cultura e contato com a natureza para a região central da cidade, além de ampliar e requalificar os espaços públicos, a paisagem e as áreas verdes, o que está alinhado aos objetivos estratégicos do PDE (Plano Diretor Estratégico) do município.
O Bixiga
Localizado na área central do município, o bairro do Bixiga é histórico e conhecido por mantém a cultura local, a arte, a mistura entre os povos e a culinária. Um dos mais antigos da cidade, o bairro foi criado a partir de um loteamento em 1890 e imortalizado por Adoniran Barbosa, que adotou o bairro e o tornou conhecido em várias canções, entre elas “Samba no Bixiga”.
A inserção do novo parque nos TICP (Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem) do Bixiga é o reconhecimento de sua importância simbólica e como polo de atratividade social, cultural e turística.