pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Agora é Lei: Projeto que prevê totem e botão do pânico em escadas rolantes é sancionado

Por: FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

24 de janeiro de 2024 - 13:14

A instalação de totem e botão de pânico nos edifícios comerciais e shopping centers com escadas e esteiras rolantes prevista pelo PL (Projeto de Lei) 183/2019 – autoria do vereador Beto do Social (PSDB) – se tornou Lei após sanção do Executivo no último dia 19. Os locais agora ficam obrigados a instalar, na extremidade de entrada das escadas, em local de fácil visualização, um totem com instruções e um botão de pânico, dispositivo para interromper o funcionamento da escada rolante em casos de emergência.

A Lei nº 18.082/2024 prevê que ao acionar o botão de pânico o movimento da escada será paralisado, permitindo o desembarque dos passageiros com segurança. As edificações que tenham estes equipamentos deverão se adequar no prazo de 90 dias.

Ainda segundo o texto, os locais que não cumprirem a nova norma serão intimados na primeira vistoria, como prazo para regularização de até 60 dias. Após este prazo, será aplicada multa de R$ 1 mil para cada escada ou esteira rolante que estiver sem as adequações previstas pela nova lei e entregue uma nova intimação, desta vez, com prazo de até 30 dias.

O parlamentar autor da proposta justificou que a Lei tem como finalidade a proteção do cidadão paulistano. “A segurança deve ser resguardada para evitar a repetição de acidentes envolvendo escadas rolantes. O Poder Público deve redobrar os esforços para impedi-los por meio de fiscalização das condições de segurança, bem como através da imposição das mais adequadas medidas preventivas”, explicou Beto do Social.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar