O mosquito Aedes aegypti é o vetor para doenças como a dengue, febre chikungunya e o vírus zika. Combater o Aedes é imprescindível para prevenir o surgimento de novos casos.
O prefeito João Dória (PSDB) sancionou a Lei 16.812, de 1º de fevereiro, que prevê a Campanha Permanente de Orientação, Conscientização e Combate ao Mosquito na Rede Municipal de Ensino.
A Lei tem origem no Projeto de Lei (PL) 72/2016, de autoria do vereador David Soares (DEM), aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo no dia 13 de dezembro de 2017.
O objetivo é tornar mais eficaz o combate ao mosquito por meio da veiculação de informações essenciais para a população estudantil.
Na justificativa do PL, a veiculação de informações por meio de cartazes dentro das salas de aula consiste em estímulo à curiosidade dos alunos, como forma de oferecer conhecimento para a prevenção e controle da proliferação.
O público alvo da campanha tem o propósito de que crianças e adolescentes se transformem em agentes, junto aos familiares e vizinhos, e possam criar um ciclo de combatentes à doença, podendo também prestar informações às autoridades sanitárias sobre a localização de algum foco.. A Lei entrou em vigor na data de sua publicação.