Os debates do orçamento de 2014 da cidade de São Paulo terão uma particularidade. Ao mesmo tempo em que munícipes discutirão os investimentos do ano que vem, também está em pauta o Plano Plurianual (PPA): essa peça, que também será votada até o fim do ano, estabelece o que será feito na cidade de 2014 a 2017.
PPA e Lei Orçamentária Anual (LOA) serão tema de audiências públicas regionais e temáticas nos próximos meses. Em primeiro lugar, queremos informar população o que está sendo previsto, explicou o relator dos projetos, vereador Paulo Fiorilo (PT). A segunda coisa é ouvir as preocupações de pessoas, olhando para quatro anos de PPA, completou.
Para o vereador, o trabalho da população em acompanhar o orçamento e PPA não deve se encerrar nessas audiências públicas. Mais importante que colocar rubrica (item que recebe dotação orçamentária) é aquilo ser executado, ponderou. Você já tem no site da Prefeitura algumas ferramentas para acompanhar execução e arrecadação, mas a Câmara quer aprimorar isso. A população pode também vir às prestações de contas a cada quatro meses, explicou.
Apesar disso, Fiorilo lembrou que a população ainda tem grandes dificuldades em entender o orçamento. As coisas precisam se tornar expressões mais fáceis, observou.
(22/10/2013 – 14h45)