Nesta quarta-feira (19/10), a Comissão de Administração Pública deu aval a uma proposta que reduz o período de fechamento do Elevado João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão. O PL (Projeto de Lei) 625/2019, pede que seja estendido até as 21h30 o tráfego de veículo motorizado no local nos dias úteis. Hoje, a permissão vai até as 20h.
Segundo o autor do projeto e presidente da Comissão, vereador Gilson Barreto (PSDB), o PL vem para dar 1h30 a mais aos motoristas que estiverem próximo ao Elevado para se locomoverem da região central para os bairros ou vice e versa. “Devido à Lei Municipal do Rodízio, que vai até as 20 horas, não justifica o motorista estar próximo do centro e logo em seguida fecha o Minhocão. Queremos dar uma hora e meia a mais para quem precisar trafegar nessa região”, explicou.
Também foi aprovado pelo colegiado o parecer do PL 632/2019, de autoria da vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO), que trata da gratificação a ser paga para integrantes da Guarda Civil Metropolitana. Outro projeto com parecer aprovado foi o PL 38/2022, de autoria do vereador Isac Félix (PL), que dispõe sobre a inclusão da Lei Maria da Penha como disciplina obrigatória na grade curricular nos estabelecimentos da rede pública de ensino no município de São Paulo. “Esse projeto é extremamente importante e vamos ver quando ele for ao Plenário se o parlamento aprova”, ressaltou o presidente da Comissão.
Ao final os vereadores, deram aval ao parecer favorável do PL 43/2020, de iniciativa do vereador Rinaldi DigÍlio (UNIÃO), que torna obrigatória a realização do teste da urina para recém-nascidos na rede de saúde pública e privada da capital paulista. No total, o colegiado aprovou pareceres de 12 Projetos de Lei.
Participaram da reunião, que pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo, os vereadores Arselino Tatto (PT), Eli Corrêa (UNIÃO), Erika Hilton (PSOL), Fernando Holiday (REPUBLICANOS), Gilson Barreto (PSDB) e Milton Ferreira (PODE).