Os estudantes da 9ª edição do módulo ‘Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter’, do Projeto Repórter do Futuro, realizado pela Oboré em parceria com a Escola do Parlamento, foram a primeira turma a acompanhar a história do Palácio Anchieta por meio das obras de arte expostas dentro do edifício. A visita promovida pelo Centro de Comunicação Institucional (CCI) da Câmara Municipal nesta quarta-feira (21/9) inaugurou mais uma possibilidade para sociedade civil conhecer as atividades da Casa.
A diretora da Oboré e integrante da coordenação do módulo, Ana Luisa Zaniboni Gomes, explicou que acrescentar a experiência ao cronograma do curso agrega ao projeto, que foca a prática jornalística. “Nós percebemos que nenhum dos estudantes conhecia realmente o que é a Câmara Municipal, o trabalho dos vereadores, as instalações e isso foi um mote para que solicitássemos uma visita para expor a Casa e ter uma vivência mais conceitual. Está sendo superimportante, porque eles estão contextualizando o legislativo”.
É o caso de Rebeca Botelhos de Oliveira, estudante de jornalismo. “Eu sempre passei pelo centro e nunca olhei para a Câmara. Com a visita pudemos ver obras importantes da cidade de graça, e que muitas vezes a gente não aproveita”, contou.
Priscila Valente, do CCI, foi a guia do passeio. As visitas monitoradas já acontecem, mas ela afirma que apostar na observação de quadros e esculturas auxilia na compreensão dos espaços da Casa. “Tanto os retratados quanto os artistas das obras foram importantes no processo histórico da cidade. Não tem como estar no Salão Nobre sem falar da história da Câmara, não tem como estar dentro do Plenário, que tem a escultura de um crucifixo, sem falar da importância e como acontecem as sessões e como funciona a Casa Legislativa. Essa é a maior casa parlamentar do Brasil e não tem como fugir desses assuntos.”
O supervisor do Arquivo Geral da Câmara, Ubirajara Prestes, citou o quadro ‘Instituição da Câmara Municipal de São Paulo’, do artista fluminense Antônio Parreiras (1860-1937), exposto no Salão Nobre, como um dos destaques do passeio. “A obra foi feita no começo do século 20 e reflete bastante o olhar que havia nesse período a respeito do passado de São Paulo. Naquele período, a ideia era ilustrar um passado heroico e grandioso que justificasse até o crescimento da cidade, porque São Paulo passava por uma intensa transformação urbana, com um grande crescimento populacional com a chegada de imigrantes”.
O acervo da Câmara, disponibilizado na Secretaria de Documentação, conta com processos legislativos digitalizados desde 1948, registros das atividades da Casa em Atas do período de 1562 a 1903 e a íntegra das Sessões Plenárias em Anais a partir de 1904. Mais informações sobre o Centro de Memória da Câmara podem ser acessadas por meio do link no Portal.
O agendamento das visitas monitoradas com foco nas obras de artes da Casa pode ser feito pelo e-mail programadevisita@saopaulo.sp.leg.br, nas seguintes datas e horários para a formação de grupos:
21 de outubro, das 13h às 15h.
25 de novembro, das 13h às 15h.
Veja galeria de fotos:
Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at `https://api.flickr.com/services/feeds/photos_public.gne?lang=en-us&format=feed-rss_200&g=131078419@N07&tags=centrodememoria21092016&per_page=50`; the status code is `200` and content-type is `text/html; charset=UTF-8`