RenattodSousa
A Câmara Municipal recebeu na tarde desta quinta-feira alunos de 60 escolas para a primeira etapa da 11ª edição do Parlamento Jovem. A iniciativa proporciona aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a experiência de ocupar por um dia a cadeira dos vereadores.
No primeiro dia das atividades, os estudantes ouviram palestras preparatórias para entender como funcionam as atividades da Câmara e se dividiram para escolher os representantes que farão parte da Mesa Diretora durante a simulação de uma sessão plenária, nesta sexta-feira (9).
O estudante de Engenharia Civil Vinicius Caruso, de 19 anos, participou do projeto em 2006 e foi convidado para contar a sua experiência como jovem vereador. Caruso, que atualmente é membro do centro de projetos especiais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, foi eleito presidente da Mesa Diretora aos 13 anos e falou sobre a importância do Parlamento Jovem na sua formação política.
Em qualquer lugar que vou, coloco a Câmara Municipal de São Paulo como a responsável por ter sido a minha iniciadora. O Parlamento Jovem me deu a oportunidade de trilhar o que eu trilhei num curto prazo de tempo. Foi um aprendizado impressionante e que começou por aqui, disse.
Para ele, o projeto colabora para o desenvolvimento da consciência política nos jovens cidadãos de São Paulo. Eles são 60 cabeças privilegiadas, que serão daqui pra frente 60 paulistanos de muitos serviços prestados à cidade.
O estudante Kaique Teixeira Xavier, de 13 anos, foi escolhido vereador jovem por um projeto que dispõe sobre a implantação de estacionamento de bicicletas para alunos, professores e funcionários em todas as escolas públicas municipais.
Com ajuda dos professores, o aluno da EMEF Professor Antônio Duarte de Almeida buscou um método econômico e sustentável para os colegas que precisam usar algum meio de transporte para chegar às escolas. Tem muitos alunos que vão de longe para a escola e eles não podem ir de perua. Eles poderiam ir de bicicleta, que é econômico e também é bom pra natureza.
Nesta sexta-feira (9), os jovens vereadores vivenciarão a rotina de uma sessão plenária com discussão e votação dos projetos apresentados pelas escolas participantes.
(8/11/2012 – 18h28)