Luiz França/CMSP
A prevenção e o trabalho em parceria com ONGs (Organizações Não-Governamentais), explicou Rolim, são as melhores maneiras de reduzir o consumo de bebida alcoólica por pessoas menores de 18 anos. Pesquisas mostram que quanto mais cedo as pessoas começam a beber, mais chances têm de ter problemas futuros com as drogas. O nosso objetivo é contribuir para evitar o uso indevido de álcool e acreditamos que as ONGs, por estarem inseridas dentro das comunidades, têm a linguagem correta para falar com os jovens, explicou.
Entre os projetos realizados pela Ambev, está o Jovens de Responsa. O programa, em parceria com ONGs, promove atividades específicas de inclusão social, cultural ou esportiva, de acordo com o local.
Propaganda pode estimular o consumo entre adolescentes?
Para o vereador Nabil Bonduki (PT), promover essas ações não são suficientes para combater o uso indevido de álcool. Ações com ONGs atingem um número restrito de pessoas. Enquanto isso, temos os meios de comunicação em massa com propagandas que acabam vendendo um valor do consumo de cerveja, que o produto traz alegria. Precisamos pensar no que pode ser feito, pontuou.
No entanto, Rolim acredita que o consumo não está diretamente ligado às propagandas. Não existe nada comprovado que a propaganda estimula o consumo de bebidas alcoólicas. Esse tipo de ação das empresas é para valorizar o produto, isso sim, disse.
O presidente da comissão, vereador George Hato (PMDB), considerou importante o debate da reunião desta quinta-feira. Vamos fazer mais discussões com esse tema entre especialistas porque precisamos conscientizar a população a respeito do perigo de os jovens começarem a beber precocemente. Além de debater o assunto, precisamos incentivar o esporte, que é uma forma de evitar o uso de álcool e drogas, afirmou. (Kátia Kazedani)
Luiz França/CMSP
(8/8/2013 – 12h20 – atualizada às 13h37)