A cidade de São Paulo tem uma média de 2,8 metros quadrados de área verde para cada habitante da metrópole. O número é considerado baixo e a capital ainda tem uma distribuição desigual de árvores. Parelheiros, no extremo sul, por exemplo, tem uma média de 300 metros quadrados por paulistano. No bairro da Mooca, na zona leste, a taxa é de 0,2 metros quadrados de área verde.
Para mudar esse cenário, o vereador Natalini (PV) protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) 731/2017. A proposta está em tramitação na Casa e prevê que os novos estacionamentos a céu aberto da cidade, com área igual ou superior a mil metros quadrados, deverão ser arborizados, na proporção mínima de uma árvore para cada 100 metros quadrados da área total.
A norma pode ajudar a cidade a atingir os números indicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O órgão determina um mínimo de 12 metros quadrados de área verde para cada habitante.
Além do plantio de árvores, o projeto de Natalini oferece outras ações sustentáveis como alternativa ao plantio. Os proprietários dos negócios poderão fazer jardins verticais, instalar painéis fotovoltaicos (energia solar) e garantir 20% de área permeável no estacionamento.
Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Natalini. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.
Muito boa proposta. Outra coisa que poderia ser colocado é ser obrigatório novos prédios residenciais terem vagas perpendiculares em sua frente para visitas. Isso aliviaria muito a dificuldade de encontrar vagas nas ruas.