pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Ambiente: comissão marca vistoria em áreas de mananciais

11 de maio de 2011 - 15:25

Categorias

Os vereadores membros da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente marcaram para a próxima segunda-feira uma visita à região das represas Guarapiranga e Billings para checar o andamento do projeto Operação Defesa das Águas. Trata-se de uma ação conjunta entre prefeitura e governo com o objetivo de proteger as áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. 

“Queremos saber como estão as nossas represas e também analisar os resultados que a operação já conseguiu”, explicou o presidente da comissão, Gilberto Natalini (sem partido). O colegiado será acompanhado pelo coordenador da Operação Defesa das Águas e secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega.

O vereador Francisco Chagas (PT) sugeriu que a próxima vistoria seja feita no Trecho Norte do Rodoanel. “É muito importante e pertinente essa visita. Precisamos conhecer melhor esse projeto e qual o impacto ambiental causado”, disse Natalini.

Em reunião realizada nesta quarta-feira, a Comissão do Meio Ambiente também apresentou um relatório sobre a ida na semana passada ao pátio da Barra Funda da Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular ambiental em São Paulo. Segundo Natalini, “no geral a visita foi muito boa e a empresa tem realizado um bom trabalho”.

O colegiado ainda aprovou um requerimento para que a Controlar envie um relatório detalhado do Programa de Inspeção Veicular.

Projetos de lei
Os secretários da comissão realizaram um estudo preliminar sobre os projetos de leis relacionados ao meio ambiente que estão em andamento na Câmara Municipal e verificaram a existência de mais de 140 deles.

Gilberto Natalini explicou que este levantamento ajudará a otimizar a tramitação das matérias, “uma vez que existem textos aprovados e alguns em andamento que podem ser semelhantes”.

Requerimentos
Nesta quarta-feira, os vereadores também aprovaram dois requerimentos. O vereador Ítalo Cardoso (PT) solicita que a comissão peça à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) relatórios de amostragens de água, realizados após 2009, na área da extinta Sylvania do Brasil Iluminação, indústria de lâmpadas fluorescentes, contaminada por mercúrio.

O outro requerimento aprovado é de Natalini, solicitando ao presidente da Câmara Municipal que os projetos de leis referentes ao meio ambiente, após passarem pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, sejam encaminhados ao colegiado para que os membros possam colaborar ou oferecer sugestões.

(11/05/2011 – 12h20)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar