pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Ampliação dos centros de convívio para idosos é debatida na Comissão de Saúde

Por: LETÍCIA GOMES - DA REDAÇÃO

15 de maio de 2019 - 18:40

A Comissão de Saúde, Trabalho e Mulher realizou, nesta quarta-feira (15/5), audiência pública para debater PLs (Projetos de Lei) de autoria dos vereadores. Entre os projetos apreciados, cinco deles estão voltados à saúde e qualidade de vida dos idosos.

Durante a reunião, o vereador Milton Ferreira (PODE) ressaltou a importância do PL 655/2017, que dispõe sobre o incentivo à criação e manutenção de estabelecimentos que funcionam como Centros de Convivência para a terceira idade. Atualmente, a cidade de São Paulo possui 16 desses centros, que são espaços onde os idosos independentes podem passar o dia.

“As políticas públicas não acompanham o envelhecimento da população, então temos que ter mais investimentos. Existem mais de 1,5 milhão de pessoas idosas só na cidade de São Paulo, [por isso] esses centros são importantes para o idoso, principalmente na periferia. Chega uma época em que os idosos são abandonados pelas famílias, muitos ainda entram em depressão”, disse Ferreira, o relator do projeto.

Sandra Regina, coordenadora de Políticas para Pessoas Idosas, da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania, defendeu a alteração da nomenclatura dos Centros de Convivência para Centros Dia para Idosos.

Segundo ela, a mudança é pertinente uma vez que a expressão Centro Dia refere-se a espaços onde os idosos recebem cuidados especiais, como alimentação, terapia ocupacional e atendimento multidisciplinar, além da possibilidade de participar de oficinas. “Essa modalidade de serviço é superimportante, [por isso] reforço ainda a necessidade do município de São Paulo ter mais Centros Dia”, afirmou Regina.

Segundo a presidente do colegiado, vereadora Edir Sales (PSD), a comissão pretende ouvir mais especialistas ligados a entidades e associações da área, além de realizar uma visita técnica ao Centro de Convivência da zona sul da cidade.

Também esteve presente à audiência pública a vereadora Juliana Cardoso (PT), que propôs audiência pública na próxima semana para debater temas ligados ao programa Mais Médicos.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar