As primeiras referências ao bairro do Jaraguá datam de 1580, quando Martim Afonso Sardinha colheu informações sobre os recursos naturais da região e descobriu vestígios de ouro no Ribeirão do Itaí, no Pico do Jaraguá. Sua história urbana começa com a inauguração da Estação de Trens, em 1º de outubro de 1891, ainda com o nome de Taipas (o nome Jaraguá veio somente em 1940).
Completando 121 anos (o Dia do Bairro do Jaraguá começa a ser contado a partir da inauguração da estação), o bairro foi homenageado em sessão solene realizada na região. Na ocasião, 19 personalidades e representantes de entidades que se destacaram no bairro por trabalhos assistenciais e voltados para o desenvolvimento da região receberam das mão do vereador Claudinho de Sousa (PSDB), proponente da sessão, um diploma com votos de congratulações da Câmara Municipal.
“Nosso objetivo é mais uma vez destacar a história e homenagear pessoas que fizeram e fazem a diferença no bairro do Jaraguá, com suas lutas comunitárias, empreendedorismo, voluntarismo e outras ações propositivas. Elas (as lideranças) são exemplos que precisam ser mostrados para todos. Em especial aos mais jovens, para que conheçam as dificuldades do começo do bairro e as lutas realizadas.”
Segundo o vereador, este é o terceiro ano consecutivo que ele realiza a homenagem e todos os homenageados foram indicados por entidades representativas da região. São eles:
– Davi Alves de Azevedo e Marcos Moisés Gonçalves
– Celso Ribeiro dos Santos
– Edilaine Daniel Carvalho
– Mario Onoda e Silda Basto Onoda
– Tenente PM Marcos Ferreira Mata
– Edvhard Barbosa Alves
– Alexandre Falconi Apparicio
– Luiz Carlos Sapienza
– Karem da Silva Granieri
– Inspetor Manoel Estevão de Lima Júnior
– GCM Nilson Benedito
– GCM Marcus Vinícius Gandra
– Associação de Moradores da Praça do Parque Nações Unidas AMPPPNU
– Valter José de Lima (Presidente) e Claudenir Bazzolli (vice-presidente)
– Colégio Vaccaro
– Delmar Del Angelo
– José Carlos Lenharo
– Cabo PM Douglas Roberto da Silva Pinto e Subtenente PM Florentino Alves Rodrigues
– Alberto Cintra
– Elena de Moraes
(24/09/2012 – 21h)