Do papiro à era digital, a Bíblia é considerada o livro mais lido, traduzido e distribuído no Brasil e no mundo. Com sua grande notoriedade foi instituído, pela SBB (Sociedade Bíblica no Brasil), o Ano da Bíblia, realizado uma vez a cada década.
A iniciativa foi lançada em 2008, no aniversário de 60 anos da entidade, quando ocorreu a primeira edição. O objetivo é destacar a importância do Livro Sagrado, além de comemorar os 70 anos do grupo.
Para celebrar a data, o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (1/3) uma solenidade proposta pela vereadora Patrícia Bezerra (PSDB).
“Nós queremos mostrar o quanto as pessoas desconhecem esse livro. A Bíblia vessa sobre todas as temáticas discutidas nesta Casa, e que são relevantes para o dia a dia do cidadão. A questão da conservação do meio ambiente, do respeito às minorias, ao negro, pobre e, inclusive, sobre a garantia do direito da mulher”, diz a vereadora.
Segundo Assir Pereira, presidente executivo da SBB, o evento da noite representa o reconhecimento do trabalho realizado pela instituição. “Hoje, a SBB é referência mundial em termos de produção e distribuição de escrituras. Em 2015, 32 milhões de exemplares foram distribuídos no mundo, sendo 8 milhões no Brasil, o que representa aproximadamente um quarto da distribuição mundial”, explica.
O presidente ainda ressaltou a importância do trabalho social realizado no Brasil. “A Sociedade Bíblica não existe só para fazer e distribuir as escrituras. Temos os ‘barcos hospitais’ que atendem a população ribeirinha, o projeto Bíblia nas Escolas, os trabalhos de recuperação aos dependentes químicos, as visitas em presídios, além de oferecer auxílio em todas as situações de catástrofes que já aconteceram no Brasil.”
Programação especial
Com o tema “Bíblia Sagrada: o livro da esperança”, as festividades começaram em 10 de dezembro de 2017, no Dia da Bíblia do ano passado, e serão encerradas em 9 de dezembro deste ano.
Para Rudi Zimmer, diretor executivo da SBB, a escolha [do tema] é crucial para o momento em que o Brasil vive. “Uma das coisas que mais afetam as pessoas é o desespero, a desesperança, e nós faremos um grande esforço para penetrar na sociedade brasileira com essa mensagem de fé para o momento difícil que o País vive”, afirma.
A iniciativa contará com diversas atividades, como maratonas de leitura, ciclos de palestras, cultos especiais, atividades culturais, festivais de música, além da 14ª edição do Fórum de Ciências Bíblicas, promovido anualmente pela instituição.
“Na imprensa do mundo há muita questão política. É ano de eleição e Copa do Mundo, então estamos começando devagar, mas logo vamos inflamar por meio dessa programação especial e cheia de atividades em torno da Bíblia”, afirma Erni Seibert, secretário de comunicação, ação social e arrecadação da SBB.
Esses vereadores ganham um alto salário de dinheiro público para isto? lugar de religião é na igreja, isto não acrescenta em nada para a cidade.