A primeira reunião da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais, realizada nesta quinta-feira (11/4), definiu que os próximos encontros irão tratar sobre o antissemitismo e o conflito entre Armênia e Azerbaijão pelo controle da província de Nagorno-Karabakh. A compreensão destes temas será trazida por convidados da presidente do colegiado, vereadora Cris Monteiro (NOVO), que teve seus três requerimentos de convites aprovados.
O advogado e comissário de Monitoramento e Combate ao Antissemitismo na OEA (Organização dos Estados Americanos), Fernando Lottenberg, será o responsável por abordar o antissemitismo e suas implicações na política internacional. Para trazer informações sobre o conflito na Armênia, foram convidados o embaixador da Armênia no Brasil, Armen Yeganian e a professora do departamento de Letras Orientais na USP (Universidade de São Paulo), especialista na área de Letras com ênfase em Armênio, Lusine Yeghiazaryan.
“Temos uma série de conflitos acontecendo, dentre eles do Oriente Médio com um elevado nível de antissemitismo que já existia e agora ficou maior. Por isso é importante que a gente traga esse debate no âmbito da Comissão de Relações Internacionais. Já a questão da Armênia é um conflito pouco abordado, então é importante tirar este assunto da sombra”, declarou a parlamentar.
Registraram presença também o vereador Rubinho Nunes (UNIÃO) e Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS), que entrou na vaga do vereador licenciado André Santos (REPUBLICANOS). A próxima reunião do colegiado será extraordinária e acontecerá no dia 18/4.
Para assistir a reunião desta quinta-feira completa, acesse o vídeo abaixo: