pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Aplicativos de carona solidária voltam a ser debatidos por comissão da Câmara

Por: LUANA GASPAROTTO - DA REDAÇÃO

29 de maio de 2019 - 18:14

A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica recebeu nesta quarta-feira (29/05) o gerente de Transporte Diferenciado da SPTrans, Milton Carlos da Silva, para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento dos aplicativos de carona solidária, como o Blablacar.

O convite para a participação do representante da SPTrans partiu dos vereadores, durante a reunião anterior do colegiado, quando o vice-presidente da comissão, vereador Adilson Amadeu (PTB), apresentou comunicado da SPTrans, pelo qual foi suspensa a fiscalização desta modalidade de transporte na cidade de São Paulo.

Segundo Silva, e-mail de José Luiz Nakama, assessor da Secretaria de Mobilidade e Transporte de São Paulo, informou que não deveria ser aplicada nenhuma medida administrativa a esses aplicativos. “Esse assunto deve ser discutido aqui na Câmara Municipal de São Paulo, e é preciso definir o que é a carona solidária. Se continuar desse jeito, vai ser difícil aplicar qualquer medida administrativa”, disse o gerente de Transporte Diferenciado da SPTrans.

O vereador Adilson Amadeu (PTB) comentou que está coletando dados sobre essa orientação. “O Milton [Carlos da Silva] entende que a carona solidaria está prosperando. Quando não há nenhuma fiscalização, em qualquer setor que seja, nada adianta”, disse Amadeu.

O presidente da UGTESP (União Geral do Transporte Escolar de São Paulo), Anderson Malafaia, informou aos parlamentares que o transporte escolar está sendo prejudicado por aqueles que atuam com os aplicativos de carona solidaria. “Estamos sofrendo diariamente com esse transporte, que cada vez mais vem tirando a demanda do transporte regulado e levando para essa carona solidária, que é um transporte irregular que compromete a segurança das crianças”, afirmou Malafaia, que solicitou aos vereadores a revisão da legislação “Pois o transporte escolar legalizado segue uma série de regras que o clandestino não tem”, explicou.

Diante das informações colhidas na reunião, os vereadores aprovaram requerimento com convite ao assessor da Secretaria de Mobilidade e Transporte de São Paulo, José Luiz Nakama, para o próximo encontro da comissão.

Também participaram do encontro os vereadores Mario Covas Neto (PODE)Quito Formiga (PSDB)Ricardo Teixeira (DEM) e o presidente da comissão, o vereador Senival Moura (PT).

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar