As eleições para o Conselho Tutelar, que ocorrem neste domingo (1/10), contarão com transporte municipal gratuito, entre 7h e 18h. O anúncio feito pela Prefeitura, nesta sexta-feira (29/9), atende ao pedido da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para garantir ampla participação popular.
A votação acontecerá das 8h às 17h em 325 locais distribuídos pela cidade, sempre próximos à seção eleitoral do cidadão. Para ter acesso à lista com os locais e os nomes e números de candidatos, clique aqui.
De acordo com a Prefeitura, estão habilitados 1.240 candidatos, que disputarão as 260 vagas, sendo cinco por unidade, dos 52 Conselhos Tutelares localizados na capital paulista, que ficam sob administração da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Quem pode votar
Moradores da capital paulista a partir dos 16 anos podem participar da escolha dos conselheiros tutelares. O cidadão precisa estar apto a votar, de acordo com as regras da Justiça Eleitoral, e votar de acordo com seu domicílio eleitoral, com residência em Subprefeitura da área de abrangência do Conselho Tutelar a que se atribui o voto.
Os locais pré-determinados são escolas e UBS (Unidades Básicas de Saúde). O voto é facultativo e cada eleitor pode escolher até cinco candidatos.
Apuração
A Câmara Municipal de São Paulo será sede da apuração dos votos, com transmissão ao vivo pela Rede Câmara SP (canal 8.3 digital), pelo Portal do Legislativo paulistano, pelo canal Câmara São Paulo no YouTube e pelo Facebook da Câmara.