No retorno das atividades parlamentares, nesta quinta-feira (1/8), as lideranças partidárias da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram no primeiro Colégio de Líderes deste semestre para discutir a pauta dos próximos dias. Logo após a reunião, no Plenário 1° de Maio, parlamentares registraram presença na Sessão Plenária.
Durante a reunião dos líderes, o presidente da Casa, vereador Milton Leite (UNIÃO), deu as boas-vindas aos vereadores e lembrou que este é o último semestre da 18ª legislatura (2021 – 2024) do Parlamento municipal. Milton aproveitou o espaço para ressaltar o trabalho feito pela Câmara em toda a capital paulista ao longo dos últimos quase quatro anos.
“Em vários pontos (da cidade) contribuímos muito”, disse Leite. “São centenas de locais que houve interferência de nós no sentido de melhorar a nossa cidade”.
Milton Leite destacou ainda que na próxima semana a Câmara Municipal de São Paulo deve definir qual CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) será instalada na Casa. As propostas protocoladas serão analisadas. Com a proximidade das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, o chefe do Parlamento paulistano não quer que a Comissão “vire um palanque político”.
“Que procure investigar, que procure os casos que serão denunciados. Política é na televisão, nos órgãos, não aqui nestes dois meses ficar atacando candidatos A ou B. Isso não seria salutar para a vida do Parlamento”, falou Milton.
Além de decidir qual o teor da nova CPI, na semana que vem os vereadores também devem votar projetos elaborados pelos próprios parlamentares.
Sessão Plenária
Logo após a reunião do Colégio de Líderes, Milton Leite presidiu os trabalhos da Sessão Plenária. Nesta tarde, ele abriu espaço para a Tribuna Livre.
Quem aproveitou o espaço para discursar foi o vereador Celso Giannazi (PSOL). O parlamentar falou sobre assuntos relacionados à educação. Entre os temas, Giannazi cobrou a nomeação dos professores aprovados em concursos públicos. De acordo com o vereador, há um déficit desses profissionais nas escolas municipais.
“Precisamos na nomeação dos aprovados no concurso de PEI (Professor de Educação Infantil), dos aprovados no concurso de ATE (Auxiliar Técnico de Educação). Há um déficit. Percorro escolas da rede municipal, e em muitas delas, na maioria, faltam professores”, disse Giannazi.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (6/8) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista aqui à Sessão Plenária de hoje. Já neste link está disponível a íntegra da reunião do Colégio de Líderes.