As comandas eletrônicas e cardápios, manipulados pelos clientes em restaurantes, bares, confeitarias, padarias, lanchonetes, churrascarias e hotéis, terão de ser higienizados. É que determina o Projeto de Lei (PL) 367/09, de autoria do vereador Domingos Dissei (DEM), cujo parecer favorável foi aprovado, nesta quinta-feira (17/09), pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo. Ao justificar seu projeto, Dissei afirma que “a higienização das comandas é fundamental e tem como principal objetivo a remoção da maior quantidade de microorganismos, para que não se ofereça riscos à saúde do consumidor, diminuindo desta forma o risco de infecções e a transmissão e proliferação de vírus, como por exemplo, a gripe suína”.
O vereador destaca que a eficácia da higienização depende de utilização de produtos, pois existem bactérias que podem não ser removidas com a simples lavagem das comandas com sabões e detergentes, mas podem ser eliminadas pela lavagem com produtos que contenham ingredientes antimicrobianos (anti-sépticos).
Subcomissão
Os vereadores aprovaram também a criação de uma Subcomissão para acompanhar a elaboração detalhada do projeto de construção do corredor de ônibus Parque D. Pedro II-Itaim Paulista junto a Secretaria Municipal dos Transportes, da SPTrans e da CET. O vereador Senival Moura (PT) presidirá a Subcomissão.
Táxis
Atendendo reivindicação de Salomão Pereira, da Folha do Motorista, a Comissão aprovou o envio de requerimento ao prefeito e ao secretário municipal dos Transportes no sentido que seja prorrogado o prazo da portaria que permite os táxis circulem nos corredores de ônibus da cidade. O prazo se encerra no dia 30 deste mês.
Manutenção
A comissão aprovou requerimento do vereador Antonio Goulart (PMDB), solicitando informações à Secretaria Municipal dos Transportes a respeito da situação atual de manutenção da sinalização do sistema viário da cidade.
O parlamentar lembra que a mídia, motoristas e pedestres têm informado e reclamado a respeito da falta de manutenção da sinalização. Goulart entende que a manutenção e reposição da sinalização existente é medida de segurança e contribui para a fluidez do trânsito de veículos e de pedestres.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ricardo Teixeira (PSDB), Antonio Goulart (PMDB), Senival Moura (PT), Mara Gabrilli (PSDB) e Atílio Francisco (PRB).
|