pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Arborização é tema de audiência pública com secretário do Meio Ambiente

27 de maio de 2010 - 01:30

Categorias

Juvenal Pereira
Comissão do Meio Ambiente
Eduardo Jorge falou da necessidade de se cuidar do meio ambiente em São Paulo

 

Preocupados em mitigar os efeitos da mudança climática por meio do plantio de árvores e tratamento adequado do lixo, aliados ao processo de certificação dos créditos de carbono na Capital, os vereadores que integram a Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente, realizaram na manhã desta quinta-feira (27/05), audiência pública para debater a questão de arborização, corte e poda em São Paulo.

Presidida pelo vereador Floriano Pesaro (PSDB), a reunião contou com a participação do secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Sobrinho, que ressaltou a importância do trabalho dos parlamentares para criar um diálogo ambiental. “A questão do meio ambiente não é uma relação de escola, professor-aluno. Isso porque nessa área todos têm algo a ensinar. Precisamos trabalhar a troca de ideias”, explicou. A apresentação do secretário foi seguida de debate entre técnicos convidados e o público.

 

Atendendo aos pedidos da mesa, Eduardo Jorge delineou um quadro geral da importância do verde e do meio ambiente para a cidade. Segundo ele, a arborização envolve biodiversidade, para acolher a fauna; "é uma questão de saúde para homens e animais, pois o nível de umidade relativa do ar chega a apresentar diferença de até 6º C entre bairros desmatados e arborizados; e a beleza, que é qualidade de vida."

 

O secretário informou que desde o início do novo mandato do prefeito Gilberto Kassab, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente vem plantando uma média de 200 mil árvores/ano. “Paralelamente, tentamos salvar as árvores infectadas por fungos e cupins, mas o país possui poucos estudos de como salvar as árvores”, afirmou, acrescentando que há um ano a Secretaria encomendou um estudo sobre o combate a fungos e cupins ao Instituto Biológico. “O resultado será apresentado no próximo dia 1º de junho”.

 

Para o vereador Floriano Pesaro, a visita de Eduardo Jorge foi extremamente esclarecedora para o legislativo, porque é necessário que a Câmara se antecipe a um problema que é evidente.  “Os vereadores querem contribuir para ajudar na resolução dos problemas ambientais e o secretário nos deu uma aula a esse respeito”, finalizou.

 

A Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente da Câmara é composta pelos vereadores Ítalo Cardoso (PT), José Américo (PT), José Police Neto (PSDB), Penna (PV), Agnaldo Timóteo (PR) e Sandra Tadeu (DEM).

 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Comissão do Meio Ambiente
Juvenal Pereira
Comissão do Meio Ambiente

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar