Apresentei o Projeto de Lei N. 75/2014, na Câmara Municipal de São Paulo, para instituir um programa de treinamento e fornecimento de cão-guia para pessoas com deficiência visual e de baixa renda, que residam no município.
O objetivo do pleito é integrar o portador de necessidades especiais à sociedade, facilitando a sua locomoção e estimulando a sua independência, através do uso do animal. Somente na cidade de São Paulo são cerca de 340 mil pessoas que declararam ter baixa visão ou serem cegos, mas infelizmente, temos somente pouco mais de 30 cães-guias formados no país, número muito ínfimo, diante da enorme demanda que se apresenta.
A adoção do programa na cidade é algo totalmente viável e econômico, pois já existe o Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM), órgão capacitado tecnicamente para a execução do programa. Além disso, a integração e adaptação do cão-guia serão garantidas através de monitoramento permanente e semanal realizado pela própria GCM.
O beneficiado ficará com o cão por 8 anos, com alimentação, vacinação e tratamento veterinário custeados pelo programa. Após esse período, o animal será devolvido à corporação, ou poderá ficar em definitivo com o usuário do programa.